Buscar no site

Juventude debate igualdade de gênero e violência contra a mulher, em Assis

Jovens se reunira na Estação Parada das Artes no fim da tarde deste sábado (7), em Assis

Divulgação

  • 10/11/15
  • 10:00
  • Atualizado há 472 semanas

Neste sábado (7), um grupo de jovens protagonizou algo raro e extremamente necessário em nossa cidade. Por volta das 18h, dezenas deles, entre mulheres e homens, cidadãos assisenses, se reuniram em praça pública para debater temas que podem ser considerados tabus na sociedade brasileira e por isso ainda são questões sociais complexas, como a igualdade de gênero e a violência de todos os tipos contra a mulher.

Durante o debate, mulheres expuseram as diversas situações de violência enfrentadas em seu cotidiano. Estudantes da Unesp de Assis relataram alguns incidentes ocorridos e a insegurança que sentem na Av. Dom Antônio, principal via de acesso ao campus universitário. Outras relataram o tratamento dado pelas autoridades assisenses (geralmente homens) a estes tipos de casos, quase sempre sugerindo que as vítimas são as culpadas por tais ocorrências.

Neste sentido, também se discutiu muito a respeito do medo e do machismo como a principal causa, aquilo que leva as mulheres a se calarem diante de tais fatos e dificulta o combate à prática de violência contra elas que, na opinião dos jovens ali presentes, deve ser condenada pela sociedade assisense.

Elas e eles, no entanto, não pretendem ficar apenas no debate. Querem ações que, de fato, contribuam para a redução da desigualdade de gênero e dê um basta à violência contra a mulher em Assis e sabem que o principal caminho para a mudança que almejam é a educação. Por isso pretendem levar este debate também às escolas e nos bairros da cidade.

Autoridades públicas assisenses, como o atual prefeito da cidade, Ricardo Pinheiro Santana (PSDB), devem ser convidadas a participar de discussões e ações com esta temática, já que o seu apoio seria fundamental para que se pleitear, por exemplo, junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública que somente policiais femininas atendam casos de violência contra à mulher em Assis inclusive aos finais de semana, já que neste período a Delegacia da Mulher fica fechada na cidade.

Eles voltarão a se reunir no próximo sábado, dia 14/11, às 17h, na Câmara Municipal de Assis, para dar sequência às ações debatidas acerca desses temas e convidam toda a população a participar.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos