Buscar no site

Justiça Eleitoral mantém candidatura de Ângela Canassa após ela ser expulsa pelo PSDB

Liminar foi concedida nesta sexta-feira, dia 9 de agosto e Angela Canassa já aparece entre os filiados ao partido

Redação AssisCity

  • 09/08/24
  • 17:00
  • Atualizado há 15 semanas

A Justiça Eleitoral da 15ª Zona de Assis concedeu, nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, uma liminar que anula a expulsão de Ângela de Fátima Canassa das Neves do diretório municipal do PSDB. A decisão reverte a desfiliação de Canassa, permitindo que ela continue sua pré-candidatura a vereadora nas eleições municipais de outubro.

Portal AssisCity - Ângela de Fátima Canassa das Neves é pré-candidata à vereadora em Assis - Foto: Portal AssisCity
Ângela de Fátima Canassa das Neves é pré-candidata à vereadora em Assis - Foto: Portal AssisCity

Na tarde de quinta-feira, 8 de agosto, o Cartório Eleitoral de Assis confirmou ao Portal AssisCity que o Diretório Municipal do PSDB havia informado a desfiliação de Canassa à Justiça Eleitoral na terça-feira, dia 6, sem notificá-la previamente. A decisão foi assinada pelo presidente do diretório, Capitão Alcides Coelho. Ângela Canassa, em nota ao Portal AssisCity, afirmou que "Capitão Coelho não quer que eu seja vereadora" e que a decisão foi tomada sem qualquer comunicação ou diálogo, desrespeitando seus direitos como filiada.

A pré-candidata à vereadora, que também preside a Federação PSDB/Cidadania em Assis, foi expulsa do partido em circunstâncias que, segundo a defesa, violaram seu direito ao contraditório e à ampla defesa. "Há duas formas de desligamento de um partido: a desfiliação, solicitada pelo próprio filiado, e o cancelamento, que pode ocorrer por motivos como morte ou expulsão. No caso de Canassa, a expulsão foi realizada sem o devido processo de defesa, conforme exigido pelo estatuto do PSDB", afirmou Ricardo Hiroshi, advogado da impetrante.

Na decisão, o juiz eleitoral Luciano Antonio de Andrade ressaltou a urgência do caso, destacando que a expulsão comprometeria a participação de Canassa nas eleições, uma vez que não haveria tempo hábil para filiação a outra legenda. Com a liminar, o cartório eleitoral foi instruído a reintegrar Canassa ao PSDB no sistema FILIA, retroativamente à data de sua filiação original. O nome de Angela Canassa já aparece novamente entre os filiados ao partido.

Portal AssisCity - Nome de Ângela Canassa já aparece entre os filiados ao PSDB - Foto: Portal AssisCity
Nome de Ângela Canassa já aparece entre os filiados ao PSDB - Foto: Portal AssisCity

O Portal AssisCity tentou entrar em contato com Capitão Alcides Coelho, presidente do PSDB em Assis, para obter esclarecimentos sobre os motivos que levaram à desfiliação de Angela Canassa, mas, até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno e o espaço continua aberto.

A decisão mantém Ângela Canassa na disputa eleitoral, garantindo-lhe o direito de concorrer pelo PSDB às eleições municipais, cujo registro de candidaturas se encerra em 15 de agosto.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos