Justiça decreta prisão preventiva de motorista que matou Catarina Mercadante em acidente
Acidente foi registrado em janeiro de 2023
Redação AssisCity
- 03/05/23
- 11:00
- Atualizado há 81 semanas
A Justiça decretou a prisão preventiva de Luis Paulo Machado de Almeida, envolvido no acidente que resultou na morte da estudante Catarina Mercadante, de 22 anos, na rodovia que liga Assis a Marília. A decisão foi tomada pela 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), após recurso do Ministério Público.
De acordo com o relatório do acórdão, o recurso teve como base a gravidade concreta do delito, que demonstra a imprescindibilidade da prisão do acusado à garantia da ordem pública.
De acordo com a decisão, "a medida cautelar diversa da prisão, como a entrega da carteira de habilitação, não se mostrou suficiente para evitar a prática de condutas semelhantes", diz na decisão.
Leia: 'Nós queremos Justiça' afirma pai de Catarina Mercadante após polícia pedir prisão de motorista
O Caso
O trágico acidente que matou a estudante de medicina aconteceu no dia 29 de janeiro, na Rodovia Rachid Ryes (SP-333), que liga Assis a Marília.
Na ocasião, imagens divulgadas pelo Portal AssisCity mostraram o momento exato em que o motorista da S10, vem em alta velocidade e bate frontalmente com a jovem, que seguia rumo a Marília.
Leia: Mãe de Catarina Mercadante fala sobre acidente que matou sua filha
Na ocasião, Paulo Machado de Almeida alegou ter cochilado ao volante, perdendo o controle de direção, mas após a divulgação de imagens o advogado procurou o Portal AssisCity para dar uma nova versão.
Na nota enviada para a redação, o advogado do réu alegou ter sido uma 'fatalidade' e que seu cliente jamais teve a intenção de matar Catarina.
Em março, a 1ª Vara Criminal de Assis por meio do juiz Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior, aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para tornar Luís Paulo Machado de Almeida, de 20 anos, réu no processo que investiga o acidente.
Ainda no mesmo mês o juiz marcou uma audiência sobre o caso, para o dia 17 de maio, quando devem ser ouvidas testemunhas de instrução do processo do caso Catarina Mercadante.
A defesa do réu contestou a denúncia e alegou falha na acusação de homicídio com dolo eventual.
Os pais da jovem deram entrevista ao Portal AssisCity dias após o acidente, confira: