Estágios garantem aos alunos de Enfermagem da Fema aprendizado e integração com a comunidade
Alunos de Enfermagem da Fema ministraram nas últimas semanas palestras em Escolas da cidade
O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema tem se destacado pelas inúmeras contribuições prestadas, com o oferecimento de informação e prevenção em saúde, durante eventos e em instituições, à comunidade em geral.
Durante o ano, os alunos do curso de Enfermagem da Fema se dedicam a realizar trabalhos preventivos em Escolas de Assis, como a palestra promovida no último dia 03, por alunos e professores do curso na Escola 'Profª Léa Rosa Melo Andreghetti', em Assis.
A palestra sobre DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis atraiu a atenção dos adolescentes e segundo a professora Ma. Caroline Lourenço de Almeida, que acompanhou o trabalho dos alunos, o objetivo foi cumprido com sucesso. Ela explica que as atividades de estágio promovem um duplo aprendizado, onde os adolescentes passam a ter muito mais informação sobre o assunto e aprendem os cuidados preventivos necessários e os futuros profissionais da área da saúde tem a oportunidade de interagir com a comunidade e integrar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, com a prática.
Outro trabalho realizado pelos alunos de Enfermagem ocorreu no último dia 23, na EMEIF "Maria Amélia de Castro Burali", onde eles realizaram uma atividade de prevenção e promoção em saúde na área de pediatria. Segundo a professora Mariana Carolina Vastag R. de Oliveira, responsável pela disciplina Enfermagem Pediátrica e que, na oportunidade, acompanhou o trabalho dos alunos, a Escola é um espaço propício para se realizar prevenção em saúde, pois colabora com a vida da comunidade escolar, diretamente atendida, e também, contribui com as futuras gerações, que são o futuro do nosso país.
"Por parte dos nossos alunos foi motivo de felicidade observar que, eles não só conseguiram colocar em prática toda a disciplina de Pediatria, na observação e acompanhamento não só das crianças, mas dos pais também, o que acaba desmistificando a questão de que é preciso estar doente para pensar em saúde, sendo cada vez mais importante promover a informação e prevenção em saúde".
Vacinação - A colaboração dos alunos de Enfermagem também visa o público interno da comunidade Fema, que no último dia 27, auxiliaram os trabalhos de vacinação contra a gripe realizado junto aos colaboradores da Fundação.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Fundação, Prof. Rosangela Gonçalves da Silva, todas as ações realizadas tem como objetivo promover uma formação completa e diferenciada aos futuros profissionais da área da saúde. Além de contribuir com a comunidade, por meio das atividades práticas, incentivadas e valorizadas na Fema, as quais ainda permitem aos alunos de Enfermagem novos aprendizados, mais conhecimentos, segurança profissional e uma maior proximidade com a população.
O curso de Enfermagem da Fema forma anualmente dezenas de profissionais responsáveis e comprometidos com a coletividade, aptos a atuarem nas áreas: paramédica, gestão em saúde, ensino e pesquisa, e a exercer coordenação de equipes. Todas as turmas de Enfermagem da Fema estão inseridas na nova grade do curso, que tem a duração de cinco anos. Pioneira na adoção da nova grade, a Fema conta com 100% de aulas presenciais. Para saber mais sobre a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema e sobre o curso de Enfermagem acesse www.fema.edu.br.