Buscar no site

Diretório municipal do PSDB de Assis desfilia Angela Canassa sem comunicá-la

"Capitão Coelho não quer que eu seja vereadora", disse a pré-candidata ao Portal AssisCity; Ângela Canassa continua como presidente da Federação PSDB/Cidadania

Redação AssisCity

  • 09/08/24
  • 11:00
  • Atualizado há 8 semanas

Na tarde desta quinta-feira, 8 de agosto, o Cartório Eleitoral de Assis confirmou ao Portal AssisCity que o Diretório Municipal do Partido da Social Democracia do Brasil (PSDB) desfilou Ângela de Fátima Canassa das Neves, que é atualmente a presidente da Federação PSDB/Cidadania em Assis. A desfiliação foi informada à Justiça Eleitoral na última terça-feira, 6 de agosto, pelo presidente do diretório municipal, Capitão Alcides Coelho.

A informação veio à tona no início da manhã desta quinta-feira, após a circulação de um documento intitulado "Certidão de Filiação Partidária", que afirmava que Ângela Canassa não está filiada a nenhum partido político. No entanto, a reportagem do Portal AssisCity, ao acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não conseguiu verificar a veracidade das informações contidas na certidão.

Reprodução - Imagem do site do TSE - FOTO: Reprodução
Imagem do site do TSE - FOTO: Reprodução

Em contato com o Cartório Eleitoral de Assis, o Portal AssisCity confirmou que a desfiliação de Ângela Canassa foi, de fato, informada pelo PSDB à Justiça Eleitoral. Desde então, o nome de Ângela Canassa não consta na plataforma FILIA, da Justiça Eleitoral, onde é possível verificar a filiação partidária de qualquer cidadão.

O Portal AssisCity tentou entrar em contato com a presidência do PSDB em Assis para obter esclarecimentos sobre os motivos que levaram à desfiliação de Ângela Canassa, mas, até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno e o espaço continua aberto.

Redes Sociais/Reprodução - Capitão Alcides Coelho, presidente do PSDB em Assis - FOTO: Redes Sociais/Reprodução
Capitão Alcides Coelho, presidente do PSDB em Assis - FOTO: Redes Sociais/Reprodução

Em nota enviada ao Portal AssisCity, Ângela Canassa falou sobre a situação, tranquilizando seus eleitores e esclarecendo o ocorrido. "Capitão Coelho não quer que eu seja vereadora. Essa decisão foi tomada sem qualquer comunicação ou diálogo, desrespeitando todos os meus direitos como filiada. Tudo isso se deve a divergências quanto ao apoio na eleição para a chapa majoritária, onde Capitão Coelho declarou apoio a pré-candidatura de Telma Spera e o grupo político a qual eu faço parte, apoia Cristiani Silvério, pré-candidata do prefeito. Quero que todos saibam que já recorri à Justiça Eleitoral para reverter essa situação. Estou trabalhando em minha campanha a pré-vereadora com muita disposição e espírito de fortaleza. Sou presidente da Federação PSDB/Cidadania. Desta forma, desconheço a veracidade desta informação", declarou.

Redes Sociais/Reprodução - Ângela Canassa, presidente da Federação PSDB Cidadania em Assis - FOTO: Redes Sociais/Reprodução
Ângela Canassa, presidente da Federação PSDB Cidadania em Assis - FOTO: Redes Sociais/Reprodução

DUAS CONVENÇÕES

A desfiliação de Ângela Canassa também levanta questões sobre a validade das duas convenções realizadas pelo partido entre 28 de julho e 4 de agosto. Em nota ao Portal AssisCity, o Cartório Eleitoral de Assis explicou que a decisão sobre qual das convenções será considerada válida será tomada pelo Juiz Eleitoral ao julgar os pedidos de candidaturas, caso se confirme a duplicidade de pedidos por ambas as federações. Até o momento, apenas as atas das convenções foram enviadas, e os pedidos de candidatura ainda não foram protocolados.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias