Comitiva de Assis reivindica instalação de agência na cidade
Assis tem um grande potencial, lembrando que o PAE local é atualmente o primeiro do Estado em número de atendimentos aos empreendedores
Na última quarta-feira, 9, uma comitiva de Assis esteve no Sebrae-SP com o objetivo de reivindicar a instalação de uma agência do órgão na cidade. Participaram da reunião em São Paulo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), Nami Sabeh; o prefeito Ricardo Pinheiro e os representantes da FEMA, Eduardo Vella e Ulysses Guariba. Também esteve presente o agente local do PAE, Bruno de Barros Stellato, que apresentou os índices de atendimento do Sebrae local.
Na oportunidade, a comitiva assisense se encontrou com o diretor-técnico do Sebrae-SP e responsável pela área de expansão do órgão, Ivan Hussni. Os assessores da Diretoria Técnica, Antônio Mendonça e Fábio Geriach e o responsável pelas Políticas Públicas do Sebrae-SP, Júlio César Duarte, também estavam presentes.
O presidente Nami Sabeh, em seu pronunciamento, destacou que Assis tem um grande potencial, lembrando que o PAE local é atualmente o primeiro do Estado em número de atendimentos aos empreendedores.
De acordo com ele, após a reativação do PAE local em 2013, o PAE de Assis experimenta um crescimento vertiginoso, atendendo uma grande região administrativa, além de comentar que Assis é atualmente uma cidade pólo regional. Finalizando, Sabeh frisou que Assis bateu metade da meta do escritório regional de Marília, mostrando sua importância estratégica.
O dirigente do Sebrae-SP, Ivan Hussni, informou que Assis está no plano de expansão do órgão, entretanto, para 2016, a meta é promover uma maior estruturação para que possa oferecer um atendimento ainda melhor aos empresários que necessitarem dos seus serviços. A partir daí, o objetivo é fazer com que haja a criação desta agência no Município. Entretanto, Hussni lembrou que a prioridade do Sebrae-SP é priorizar as cidades que unificarem o atendimento do órgão, em um mesmo espaço.
Neste sentido, Sabeh reivindicou que a unificação deste atendimento aconteça no próprio espaço da ACIA, onde funciona o PAE local.
"Os empreendedores já estão acostumados a visitar a Acia e a unificação deste atendimento no espaço da entidade seria extremamente importante", lembra.
O dirigente da ACIA comentou que por meio da parceria firmada entre ACIA, Associação dos Profissionais de Contabilidade de Assis e Região (APROC) e Prefeitura Municipal, é oferecido desde fevereiro de 2014 atendimentos aos empreendedores individuais, através de orientações coletivas sobre esta modalidade de empresa, promovidas pelos agentes de desenvolvimento do PAE-Assis e posterior processo de formalização por meio de estagiária devidamente capacitada pela APROC e Prefeitura Municipal.
Ele prosseguiu dizendo que são realizadas orientações coletivas, duas vezes na semana, todas as terças e quintas-feiras às 9 horas, no prédio da ACIA.
"O objetivo é que o potencial empresário tenha acesso a toda e qualquer informação necessária sobre o MEI, afim de que compreenda o quão importante é a decisão que está tomando e os cuidados e deveres que deverá tomar a partir de então", realça.
Sabeh enfatiza que somente após a orientação realizada pelos agentes do PAE, o cliente é direcionado para o processo de formalização que compreende abertura da empresa pelo Portal do Empreendedor, emissão de guias de pagamento, emissão e orientação de relatórios de rendimentos e, por fim, a solicitação, através do Sistema Via Rápida Empresa, do alvará municipal de licenciamento da empresa do cliente.
"Desta forma, no mesmo dia o cliente após ser devidamente orientado, já sai do PAE com todos os documentos da empresa, com exceção do alvará de funcionamento, que hoje o setor responsável leva em torno de 10 dias para a liberação. Entretanto, o cliente não precisa se dirigir à Prefeitura para retirada do alvará, já que o mesmo é impresso e entregue ao cliente diretamente no PAE", explica.
Importante também ressaltar que casos que envolvem Cetesb, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, há contato com as entidades na busca de auxiliar o cliente nos procedimentos necessários para o exercício da atividade.
Finalizando, ele destaca que o real benefício é que o cliente realiza tudo em um único ambiente, diferente do que tem ocorrido em outras cidades. "Além disso, é importante ressaltar que também é oferecido serviço de baixa (inclusive na Junta Comercial) e alterações cadastrais", finaliza.
PAE de Assis atendeu 4,9 mil empreendedores até novembro
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Assis, no período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2015, atendeu 4.910 empreendedores, um número que aumentou considerável em relação a 2014. Em 2014, foram atendidos 1.829 empreendedores. Este número mostra um crescimento de 168,27% no número de atendimentos realizados através do PAE-Assis, em comparação ao ano de 2014 em sua totalidade.
Este número elevou Assis a primeira colocação em número de atendimentos no Estado de São Paulo. Bragança Paulista está em segundo com 4.697 atendimentos e Jacareí em terceiro lugar com 3.029. Em 2015, até o mês de novembro, Assis apresenta uma cobertura de atendimento de 78,37%, enquanto Bragança Paulista apresenta uma cobertura de atendimento de 56,91%.
O número de atendimento de empreendedores individuais no município de Assis de acordo com o Portal do Empreendedor é de 3.4.65.Já o total de formalizações realizadas no atendimento conjunto com o PAE-Assis, através da parceria Acia, Aproc e Prefeitura Municipal é de 2.079 envolvendo abertura de empresas, realizadas de fevereiro de 2014 a novembro de 2015. Tal número significa um acréscimo de 60% de EIs no município.
Os Agentes de Desenvolvimento Marcos Antonio de Souza e Bruno de Barros Stellato