Centro do Professorado Paulista: há 57 anos buscando garantir os direitos dos professores e escola pública de qualidade em Assis e região
Nesta história de amor contada em 118 capítulos, mais uma vez falaremos de uma entidade que representa aqueles que são responsáveis por ajudar a escrever tal história
Fernando de Freitas Nascimento
- 22/03/23
- 09:00
- Atualizado há 87 semanas
18/118
"Ao mestre, com carinho".
Nesta história de amor contada em 118 capítulos, mais uma vez falaremos de uma entidade que representa aqueles que são responsáveis por ajudar a escrever tal história: professores, ativos e aposentados.
O CPP, Centro do Professorado Paulista, nasceu em 1930, quando um grupo de professores percebeu a importância de organizar uma entidade de classe representativa. Naquela época, apesar de o magistério já responder pela maior categoria profissional de servidores públicos paulista, faltava representatividade.
Em 19 de março daquele ano foi decidido o nome da entidade e formada a comissão que redigiria o estatuto. Os documentos foram aprovados em 30 de abril, em assembleia geral, na qual foi eleita a primeira diretoria e presidência, o que instituiu o Centro do Professorado Paulista.
A Regional de Assis foi fundada em 29 de dezembro de 1967, com trabalho voltado ao desenvolvimento da educação paulista, cuja premissa é a valorização dos profissionais que dedicam a vida à arte de educar.
Os serviços prestados são esclarecimentos sobre problemas com a vida funcional; fornecimento de guias para colônias de férias; orientações judiciais; habilitação de ações.
Também são realizadas reuniões festivas e socioculturais e organizadas excursões para os professores.
Presidida pela D. Iza Maria Silenieks Giannasi, inesquecível diretora do Colégio Diocesano (logo falaremos deles), a área de abrangência da Regional, além de Assis, compreende as cidades de Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Ibirarema, Maracaí, Palmital, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.
Hoje, o CPP é uma entidade de classe consagrada no estado de São Paulo. Conta com mais de 120 mil associados, além de patrimônio de 89 Sedes Regionais no interior paulista, 5 Subsedes na capital, o Instituto de Estudos Educacionais "Sud Mennucci", o Departamento Médico, 9 Colônias de Férias e alojamentos. São destaques os Departamentos Jurídico e Procuradoria, que auxiliam diretamente na vida legal e funcional dos associados.
É difícil imaginar quantas histórias de amor, de superação, de resgate, de vitórias, e muitas outras, foram escritas com a ajuda de nossos professores. Talvez essa leitura faça você ativar algumas memórias afetivas de educadores que passaram por sua vida.
Toda gratidão e homenagem aos professores são poucas, diante de tudo o que eles fizeram por nós. E, como não é possível falar individualmente de todos, mostrar a história de entidades como o CPP, é nossa forma de dizer "Muito Obrigado"
Uma sociedade instruída é a ponte para um país melhor e mais justo. Educação é investimento.
Nos vemos amanhã. Qual história será que contaremos?
Por Fernando de Freitas Nascimento, com informações passadas pela Secretaria da CPP Assis (obrigado, Lays Dias), e retiradas do site https://cpp.org.br/index.php/sedes-regionais/ad/assis,52