Cartão do SUS se torna documento obrigatório para ter acesso a serviços de saúde pública
Com o objetivo de criar uma rede nacional, possibilitando que o histórico médico do paciente seja acessado em qualquer unidade de saúde no Brasil, o Ministério da Saúde publicou no ano passado uma portaria obrigando todos os usuários do Sistema Único de Saúde a terem o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
De acordo com a assistente técnica do Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim, a determinação é importante e não haverá consultas a pessoas que não tenham o cartão do SUS.
"O que é importante que todos saibam é que o cartão SUS agora em toda a saúde, seja pública, seja privada, é a identidade de cada paciente dentro desse sistema, então não vai haver nenhum tipo de atendimento, consulta, pedido de exame, para passar no dentista, para passar na psicóloga, fonoaudióloga, não vai haver nenhum tipo de atendimento do SUS que é o nosso caso sem que a pessoa apresente o seu cartão SUS, então é necessário que vá até o Departamento, que faça o seu cartão SUS, quem não tenha ainda, e que plastifique porque você vai ter que apresentar esse cartão SUS em todo o seu trajeto dentro do SUS", afirmou.
Segundo Cristiane, quem não possuir o cartão não será atendido, como já vem acontecendo em algumas unidades de saúde do município. "Não tem como atender porque a gente não consegue fazer nossa planilha, colocar a produção, então essa pessoa não vai ser atendida, todas as unidades já estão avisando, estão orientando as pessoas e já não estão atendendo se não levar o cartão SUS, todas as crianças na idade escolar já estão sendo avisadas, as escolas já estão providenciando, porque em todos os serviços da saúde a pessoa vai ter que apresentar o cartão SUS", esclareceu.
Para solicitar o cartão do SUS basta ir até o Departamento Municipal de Saúde com o a identidade e um comprovante de residência e solicitar o documento que fica pronto na hora.