Buscar no site

Assis recebe 21 animais resgatados de incêndios florestais no interior de São Paulo

Animais foram recebidos pela Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS)

Redação AssisCity

  • 04/09/24
  • 08:00
  • Atualizado há 1 semana

A cidade de Assis acolheu nesta semana 21 animais silvestres resgatados de incêndios florestais que devastaram o interior do Estado de São Paulo nos últimos 10 dias. Os animais, que foram vítimas das chamas e da fumaça, foram recebidos pela Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), uma entidade credenciada pelo Governo do Estado para prestar atendimento e reabilitação a espécies em risco.

Reprodução/APASS - Os animais foram resgatados dos incêndios florestais no interior do Estado - Foto: Reprodução/APASS
Os animais foram resgatados dos incêndios florestais no interior do Estado - Foto: Reprodução/APASS

Os resgates fazem parte de uma rede de atendimento estruturada pelo Departamento de Fauna Silvestre do Governo de São Paulo, como uma das medidas emergenciais anunciadas pelo gabinete de crise do governo para combater os incêndios que têm assolado a região. A ação visa proporcionar o cuidado necessário aos animais que, além de perderem seu habitat, sofrem com ferimentos e outras complicações causadas pelos incêndios.

Reprodução/APASS - Um gato-do-mato foi socorrido com queimaduras e fratura - Foto: Reprodução/APASS
Um gato-do-mato foi socorrido com queimaduras e fratura - Foto: Reprodução/APASS

Entre os 21 animais recebidos em Assis, estão 15 filhotes de periquito-rei, que foram abandonados em seus ninhos; dois gaviões carcarás e um carijó, todos intoxicados pela fumaça; um gato-do-mato com queimaduras e fratura; e dois filhotes de cachorro-do-mato, um deles também com queimaduras. Esses animais são provenientes tanto de Assis quanto de outras cidades da região de Marília, e agora estão sob os cuidados da APASS, onde receberão o tratamento necessário para sua recuperação.

Reprodução/APASS - O gavião também foi atendido pelo APASS - Foto: Reprodução/APASS
O gavião também foi atendido pelo APASS - Foto: Reprodução/APASS

A APASS desempenha um papel crucial no acolhimento e reabilitação desses animais, proporcionando um espaço seguro onde podem se recuperar dos traumas causados pelos incêndios. A expectativa é que, após a reabilitação, os animais possam ser reintroduzidos em seus habitats naturais ou encaminhados para santuários apropriados, dependendo de suas condições de saúde.

Reprodução/APASS - Dois filhotes de cachorro-do-mato, um deles também com queimaduras, foi atendido pelo APASS - Foto: Reprodução/APASS
Dois filhotes de cachorro-do-mato, um deles também com queimaduras, foi atendido pelo APASS - Foto: Reprodução/APASS

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais