Sangue Mariano homenageia ídolos do VOCEM em Calçada da Fama nos 70 anos do clube
Primeiros homenageados foram os jogadores e o técnico do time do VOCEM de 1978, 1º ano do clube como profissional; Pegadas ficaram expostas no futuro museu do VOCEM que será construído em frente à praça da Vila Operária
Redação AssisCity
- 23/07/24
- 09:00
- Atualizado há 17 semanas
No último sábado, dia 20, o Vila Operária Clube Esporte Mariano (VOCEM) celebrou seus 70 anos de existência com uma grande festa. Durante o evento, a torcida organizada Sangue Mariano revelou a criação de uma calçada da fama para homenagear ex-jogadores e dirigentes que marcaram a história do clube. A celebração aconteceu um dia antes do aniversário oficial do clube, no domingo, 21 de julho.
Um pouco de história
Fundado em 1954 pelo padre Aloísio Bellini, o "Esquadrão da Fé" nasceu com fortes raízes religiosas. O clube, inicialmente chamado Marianinho, exigia que seus jogadores frequentassem a igreja e participassem da missa dominical para poder jogar. O padre Bellini, que foi pároco da Vila Operária por 34 anos, é lembrado até hoje como o patrono do time, mesmo após seu falecimento em um convento na Itália. Em sua homenagem, o Centro de Treinamento do VOCEM atualmente leva o seu nome.
Profissionalização
A profissionalização do VOCEM ocorreu na década de 1970, em um período em que o Campeonato Paulista de futebol possuía uma configuração diferente, com menos divisões. Essa fase marcou uma evolução importante na história do clube.
Homenagens
A calçada da fama da Sangue Mariano, que será instalada na nova sede da torcida organizada, atualmente em construção, eternizará os pés de vários ícones do clube. Os primeiros a serem homenageados foram os jogadores e o técnico do 1º time do VOCEM, que jogou em 1978:
* Paulo Cuca - Autor do primeiro gol do VOCEM no profissional
* Sérgio Berti "Bolão" - Técnico
* Gersinho Mendonça - Lateral
* Batata - Lateral
* Vitor - Lateral
* Xavier - Meio-campista
* Vandinho - Centroavante
* Vilson Roseta - Atacante e artilheiro em 1978
* Lailão - Ponta direita
* Evaldo - Lateral e médio-volante
* Marinho - Goleiro que sofreu o primeiro gol do VOCEM
Segundo André Guga, presidente da torcida organizada, a ideia da calçada da fama foi sugerida por Reinaldo Nunes, conhecido como o Português. "A ideia dessa Calçada da Fama foi proposta pelo Português, junto com a torcida. Futuramente, em frente à praça da Vila Operária, haverá um local para visitação com as pegadas, fotos, troféus e camisas antigas do VOCEM. Será um pequeno museu em frente à praça da Vila Operária", explicou.
Audite Vocem Domini
A ligação do time de Assis com a religião é evidente até no escudo do clube, que contém os dizeres "Audite Vocem Domini", significando "Ouça a voz do Senhor" em latim. O brasão também inclui a frase "Non-ducor-duco", traduzida como "Não sou conduzido, conduzo". Com uma cruz no topo e a representação de uma pessoa rezando, o escudo simboliza a forte relação do clube com a fé. As cores do uniforme, branco e bordô, representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, remetendo ao ritual da eucaristia.