Assisense anuncia retorno em 2025 e coloca fim à parceria com VOCEM
Publicação feita nas redes sociais do Clube Atlético Assisense reacendeu rivalidade entre os dois times de Assis; no entanto, nada ainda foi confirmado oficialmente
Redação AssisCity
- 24/10/24
- 09:00
- Atualizado há 5 dias
Na noite de terça-feira, 22 de outubro, uma postagem nas redes sociais sacudiu o cenário futebolístico de Assis. O Clube Atlético Assisense anunciou, em nota oficial no Facebook e no Instagram, que reativará seu departamento de futebol a partir de 2025. Com isso, chega ao fim a união entre os dois clubes da cidade - Assisense e Vila Operária Clube Esporte Mariano (VOCEM) -, que, desde 2022, competiam sob o nome de VOCEM, deixando a rivalidade histórica de lado.
O acordo entre os clubes foi estabelecido em 2023, com a participação do secretário municipal de esportes César Nunes, e dos presidentes Jamil Haddad (Assisense) e Edson Fiúza (VOCEM). Desde então, o VOCEM foi o único representante de Assis nas competições de base e profissionais, participando da Copa São Paulo de Futebol Júnior, do Campeonato Paulista da Série A4 e da Copa Paulista. A equipe encerrou sua temporada na Copa Paulista em setembro de 2024, sob a presidência de Lauro Valim.
Com o fim das competições, surgiram rumores de mudanças no futebol da cidade para 2025. Conforme divulgado recentemente pelo AssisCity, um ex-jogador da Seleção Brasileira estaria interessado em comprar o VOCEM e transformá-lo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Agora, o anúncio do retorno do Assisense coloca fim à parceria e reacende a rivalidade entre os clubes. O presidente Fábio de Mello, que continua à frente do Assisense, confirmou em mensagem enviada ao AssisCity: 'Estamos trabalhando intensamente para que 2025 seja um grande ano para o clube, com o apoio de toda a cidade. Vem muita coisa boa por aí". Além disso, segundo Mello, o clube está aguardando o desfecho de mais alguns documentos para anunciar o motivo do fim da junção.
Presidência ameaçada?
Outro rumor que movimenta os bastidores do futebol assisense é a possível troca no comando do VOCEM antes do término do mandato de Lauro Valim. Segundo apuração do Portal AssisCity, o Conselho do VOCEM se reunirá nesta quinta-feira, 24 de outubro, para discutir esse e outros temas. Procurado pela reportagem, Valim preferiu não dar declarações e afirmou que aguardará o desfecho das reuniões.
30 anos de Falcão do Vale
Com a separação entre os clubes, a expectativa agora gira em torno do calendário do Assisense para 2025, ano em que Falcão do Vale completa 3 décadas desde a sua fundação, em 1995. A grande pergunta é: o clube retornará à Copinha e à Bezinha? O que já é certo é que, pelo menos no próximo ano, não haverá um dérbi municipal completo, com as duas equipes se enfrentando em campo - uma vez que o VOCEM está atualmente disputando a 4ª divisão do Campeonato Paulista e o Assisense deve disputar a 5ª divisão estadual, a famosa Bezinha.