Saiba quais são os seus direitos como consumidor de energia elétrica
Orientações da Energisa facilitam a vida dos consumidores no dia a dia
Redação AssisCity
- 15/02/24
- 11:00
- Atualizado há 40 semanas
No cenário atual, onde a energia elétrica é vital para residências, comércios e indústrias, é fundamental que os consumidores saibam quais são os seus direitos no que diz respeito aos serviços oferecidos pelas concessionárias de energia. A Energisa, uma das principais distribuidoras do país e que atende 27 municípios na região, orienta a comunidade sobre quais os direitos dos consumidores, a fim de ajudar a rotina dos clientes que dependem dos serviços concessionária.
De acordo com Helber Corsaletti, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, muitos consumidores desconhecem as regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece quais os direitos e também os deveres dos consumidores de energia. Dessa forma, a Energisa esclarece as dúvidas, justamente com o objetivo de facilitar a vida dos clientes em diferentes situações.
Em se tratando de direitos, por exemplo, a regulamentação prevê que os clientes podem escolher a data de vencimento da sua fatura de energia, o que garante maior flexibilidade para o planejamento financeiro. Além disso, é assegurado ao cliente o recebimento da fatura com antecedência mínima de cinco dias úteis antes do vencimento, bem como acesso a um atendimento telefônico gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para resolver problemas emergenciais.
Já no que diz respeito aos deveres, é importante destacar que o cliente precisa manter o cadastro atualizado junto à distribuidora, fornecendo informações como nome, documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone. Também é necessário informar à empresa caso haja alguém no imóvel algum paciente que dependa de equipamentos elétricos essenciais à vida, garantindo um atendimento prioritário em situações de desligamentos acidentais.
Outras obrigações incluem facilitar o acesso dos funcionários da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição, além de efetuar o pagamento em dia das faturas de energia, evitando multas e juros por atraso.
"Ao conhecer e cumprir seus direitos e deveres como consumidor de energia elétrica, os clientes podem garantir uma relação mais transparente e eficaz com a concessionária", destaca Helber.
Para mais informações sobre os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica, acesse o site da Energisa em www.energisa.com.br e clique em "Informações" e depois "Seus Direitos e Deveres".