Cândido Mota e Florínea: laços antigos com Assis
Duas cidades que possuem uma ligação uterina com Assis
Por Fernando Nascimento
- 05/04/23
- 09:00
- Atualizado há 85 semanas
32/118
No capítulo de hoje, contaremos de forma bem resumida,não apenas uma, mas duas histórias de amor. Duas cidades que possuem uma ligação uterina com Assis. Você sabia que Cândido Mota e Florínea, ainda que por pouco tempo, foram distritos assisenses?
Comecemos por nossos vizinhos mais próximos. No ano de 1890, o governo do estado de São Paulo incumbiu o Coronel Valêncio Carneiro de Castro de ocupar as terras da Companhia Colonizadora Paulista, descobertas pouco tempo antes, com uma área de terra vermelha e muita fertilidade.
Descendo por um ribeirão, que denominaram "Macuco", alcançou o Rio Paranapanema e ali, na foz do Macuco, fez uma roça. Após receber do governo o título de posse da fazenda Macuco, também chamada de Jacutinga, ocoronel distribuiu as terras entre os herdeiros, e fundou o Posto Jacu. Para iniciar a urbanização, vendeu terras, a preços baratos, para quem desejasse se estabelecer. Em 1907, construiu a sede da fazenda.
Em 1913, o Coronel Valêncio fez a doação de uma área para a construção da Igreja. No ano seguinte, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, foi inaugurada a primeira estação ferroviária do "Posto Jacu", "Parada do Jacu" ou "Chave", nomes pelos quais o lugar era conhecido).
Já em 1920, o povoado passa à categoria de "Vila de Cândido Mota", homenagem ao secretário da agricultura do Estado de São Paulo, amigo pessoal do coronel, que possuía terras na região, e que não negava esforços em agraciar os que abriam os sertões do oeste paulista. A Lei estadual 1831/1921, criou o "Distrito de Cândido Mota", ligado ao município de Assis. Dois anos depois, em 28 de dezembro de 1923, a Lei Estadual 1956 estabelece a emancipação político administrativa do novo município de Cândido Mota. O aniversário da cidade é comemorado em 26 de outubro, data da criação da Comarca.
A história de Florínea teve início entre os anos de 1910 e 1920. Próximo ao Rio Paranapanema, a Vila Pântano, assim chamada devido a quantidade de barro que se formava em qualquer chuva, começou a ser formada, alcançando seu primeiro aumento populacional por volta de 1926, com a construção de uma capela consagrada a São José. O senhor Sebastião Alves de Oliveira, participou ativamente deste movimento, com vendas de terras a preços acessíveis, ou mesmo doação de lotes. A localização do povoado, ao lado da estrada que ligava Assis ao Porto Giovani, era importante e atraía novos habitantes.
Em 30 de dezembro de 1944, o povoado de Pântano foi elevado a distrito de Assis, recebendo o nome de Florínia, dada a proximidade do Ribeirão das Flores. Em 30 de dezembro de 1953, alcançou sua emancipação político-administrativa. Por um pequeno período, entre 1961 e 1962, voltou a ser distrito, mas retomou a condição de município, em seguida.
É importante destacar que, mesmo por períodos curtos (2 e 9 anos respectivamente), os distritos, depois municípios, de Cândido Mota e Florínea foram, e ainda são muito ligados a Assis. "Importamos e exportamos" e mão-de-obra, trocamos serviços, produtos, lazer. Além disso, as cidades fazem parte do CIVAP (logo falaremos deles), e ações que buscam desenvolver e integrar a região são frequentemente tomadas, para o benefício de todos.
Por toda essa ligação conosco, candimotenses e florinenses merecem um lugarzinho em nosso especial. Histórias boas são aquelas que são contadas!