Tesla fora do índice S&P 500 ESG, da Dow Jones, e a manifestação de Elon Musk: "ESG é uma farsa."
COLUNISTA - Elisa Barbosa
O índice Dow Jones é um dos indicadores financeiros de maior importância no mundo. Sua relevância é grande porque reúne a cotação em bolsa de empresas com expressivo destaque no país norte-americano e, por consequência, também para a economia mundial.
O S&P 500 representa as 500 empresas mais importantes da Bolsa de Valores de Nova York. Este é, provavelmente, o índice mais importante do mundo. Sua diferença para o índice Dow Jones está na metodologia e na seleção diversificada de ativos.
Na sua última atualização anual, a S&P Dow Jones retirou a Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk, do seu índice S&P 500 ESG, que usa dados ambientais, sociais e de governança para classificar e recomendar efetivamente as empresas aos seus investidores.
De acordo com Maggie Dorn, diretora sênior e chefe de índices ESG para a América do Norte da S&P Dow Jones Índices, a Tesla saiu do índice por conta da sua estratégia de baixo carbono e de seus códigos de conduta empresarial. Além disso, problemas denúncias de racismo e más condições de trabalho na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia, também afetaram sua pontuação.
Por causa disso, Elon Musk se pronunciou no Twitter. Em uma sequência de tweets, ele afirma que: "A Exxon é classificada como uma das dez melhores do mundo em meio ambiente, social e governança (ESG) pelo S&P 500, enquanto a Tesla não entrou na lista! O ESG é uma farsa. Foi armado por falsos guerreiros da justiça social."
No entanto, ainda que a Tesla seja conhecida pela fabricação de carros elétricos e pela promoção do uso de energias sustentáveis, no quesito social e de governança a empresa não cumpriu com as exigências necessárias para ser, de fato, uma empresa que se enquadra nos parâmetros ESG. É necessário que as empresas se preocupem, além da sustentabilidade, com a transparência, responsabilidade social, ambiente de trabalho adequado, diversidade, justa remuneração, dentre outros. E nisto, a Tesla, de acordo com a S&P 500, tem deixado a desejar.