Quando iniciar tratamento ortodôntico ou ortopédico?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando iniciar um tratamento ortodôntico ou ortopédico, que visa corrigir problemas de alinhamento dos dentes e da face. Neste post, vamos explicar as diferenças entre esses dois tipos de tratamento e os sinais de que é hora de procurar um especialista.
O tratamento ortodôntico é aquele que utiliza aparelhos fixos ou removíveis para movimentar os dentes e melhorar a estética e a função do sorriso. Ele pode ser feito em qualquer idade, desde que os dentes estejam saudáveis e haja espaço suficiente na boca para acomodá-los. O tempo de tratamento varia de acordo com o grau de complexidade do caso e a cooperação do paciente.
Já o tratamento ortopédico é indicado para crianças e adolescentes que apresentam alterações no crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, como mordida aberta, mordida cruzada, retrognatismo ou prognatismo. Ele utiliza aparelhos que estimulam ou inibem o crescimento ósseo, buscando harmonizar o perfil facial e prevenir problemas futuros. O ideal é que o tratamento ortopédico seja iniciado o quanto antes, aproveitando a fase de crescimento do paciente.
Alguns sinais de que é preciso iniciar um tratamento ortodôntico ou ortopédico são:
- Dificuldade para mastigar ou falar
- Respiração bucal
- Ronco ou apneia do sono
- Dentes tortos ou apinhados
- Falta de espaço para erupção dos dentes permanentes
- Alterações na mordida ou na relação entre os maxilares
- Desproporção entre o tamanho da face e dos dentes
- Insatisfação com a aparência do sorriso ou do perfil facial
Se você se identifica com algum desses sintomas, procure um ortodontista de confiança para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você. Lembre-se de que um sorriso bonito e saudável pode melhorar a sua autoestima, a sua qualidade de vida e a sua saúde em geral.