Qual é o melhor investimento para agora?
COLUNISTA - Mariana Hauer
*Por Mariana Hauer - @marianahauer
Não podemos falar sobre um melhor investimento. Mas temos algumas coisas para pensar. Vou falar sobre 3 delas. Quando pensamos em investimento, temos que ter em mente, principalmente, nosso planejamento financeiro e nossos objetivos de curto, médio e longo prazo.
|Portanto, qual é o seu objetivo para aquele dinheiro? Aqui estamos falando sobre Planejamento Financeiro. Você já formou sua reserva de emergência? Se sim, vamos partir para os próximos passos. Suponha que você não tenha nada específico, mas esteja pensando em acumular patrimônio no longo prazo, para daqui 10 ou 20 anos. Você irá pensar nos seus investimentos desta forma. E não investindo somente em um ativo. Investir no longo prazo é diversificar seus investimentos para que você não esteja exposto a somente um tipo de risco no mercado financeiro e na economia.
Outro ponto que precisamos pensar é: qual é o seu perfil de investidor? Por que é importante saber? Suponha que eu sou uma pessoa super tranquila em relação às oscilações de mercado, vejo os preços das ações subindo e caindo e estou acostumada com isso, porque entendo bem a dinâmica da empresa e também sobre os acontecimentos econômicos que afetam aquela empresa ou aquele setor em que eu estou investindo. No entanto, meu pai, por exemplo, não tem tanto conhecimento e fica muito desconfortável e com receio de que o preço daquela ação não volte para o preço que ele inicialmente comprou. É natural pessoas lidarem com perdas de formas diferentes e, para alguns, essa perda irá reverter em ganho, com o tempo. Mas, no entanto, para outras pessoas, não. Elas venderão a ação antes. Ou até manterão ações de empresas que não são mais interessantes.
Por último, temos a sensação que sempre existe UM ativo, um investimento que será O melhor. E você acha que precisa investir somente em 1 ativo? Não. Precisamos separar nossos investimentos em "caixas". Por exemplo, todos nós deveríamos ter nossa reserva de emergência, com liquidez e baixo risco. Esta é a caixa principal. Depois, vamos olhar nosso planejamento junto com os objetivos e casar com os prazos e riscos de outros ativos. Por isso é tão importante ter bastante claro nosso planejamento financeiro, mesmo que exista um ajuste de rota no meio do caminho.
*Assessora Mariana Hauer* - @marianahauer
Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual
Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil
Fale com ela: 18 99793-0661