Quadras de areia: a pegada de 2022
COLUNISTA - Cláudia Bueno
Semana passada falamos sobre algumas "febres" que estamos tendo na região de nossa cidade, e não digo febre de doença não, credo, e sim uma moda boa, uma moda que envolve muita energia, superação e disposição.
O futevôlei, foi um dos esportes que mais cresceram durante a pandemia, ficando atrás apenas da bicicleta. Esporte já bem conhecido nas cidades litorâneas, tomou força no interior na pandemia por ser ao ar livre, de fácil acesso e não aglomerar pessoas.
Assim como o beach tennis, você precisa da quadra de areia para praticar a modalidade, porém, é necessário apenas uma bola, uma rede para delimitar os espaços e 2 jogadores para cada lado da quadra, sendo que a mistura envolve o vôlei e o futebol, podendo utilizar ombros, coxas, pés e a cabeça.
Começar algo novo é muito desafiador, eu sei, mas também pode despertar coisas jamais sentidas por nós, eu particularmente, experimentei a aula de futevôlei e me apaixonei. O clima de verão, praia e o som rolando no fundo da quadra me encantou, já que sou uma apaixonada pelo sol, por música e exercícios físicos, na verdade, reuniu as coisas que mais amo fazer na vida.
As modalidades nas quadras de areia, queimam muitas calorias devido às movimentações na areia, estima-se por volta de 700 calorias por hora de aula, devido ao alto trabalho muscular envolvido. Mas não é só isso, a modalidade vai muito além do apelo pela prática de exercícios físicos, elas carregam algo maior que o físico: a distração social, pois depende de mais pessoas para jogar, e também a distração mental, por exigir atenção, onde os ganhos físicos vão além da estética.
Hoje quero te convidar a experimentar coisas novas, novas modalidades, novas amizades, novos lugares. Com um valor mais acessível à população temos mais possibilidades de nos encaixarmos. Vença sua timidez, seu medo e encare de uma forma mais leve, sem preconceitos, pois todos nós podemos aprender algo novo todo dia, independente da nossa condição física, financeira ou da nossa idade.
Ter saúde é maravilhoso, ter disposição é melhor ainda, mas achar algo que nos dê prazer e que nos divertimos ao mesmo tempo é FANTÁSTICO!
Avalie as possibilidades, locais mais próximos de você e faça mais coisas que lhe dêem alegria e satisfação, visite seu médico regularmente e verá que além de ganhar qualidade de vida, também ganhará mais felicidade nos seus dias.
O exercício físico bem orientado torna nossa vida mais leve, não só na balança, mas na nossa rotina.
Amanhã é um ótimo dia para começar a experimentar coisas novas. Coragem: amanhã já é segunda-feira!!!