O que você precisa saber sobre a COP 27
COLUNISTA - Elisa Barbosa
COP significa 'Conferência das Partes', uma designação genérica dentro das Relações Internacionais que significa um comitê criado após a assinatura de um tratado internacional, encarregado de tomar decisões sobre como esse tratado é implementado.
Existem todos os tipos de COPs, para vários acordos internacionais, desde armas químicas até o combate à desertificação. Mas o termo COP passou a ser associado às reuniões de um determinado comitê: aquele criado após a assinatura da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
154 países assinaram a UNFCCC em junho de 1992, concordando em combater os impactos humanos nocivos sobre o clima. Desde então, as reuniões da COP são realizadas (quase) anualmente para discutir como exatamente isso deve ser alcançado e monitorar o progresso feito. Cada COP geralmente é referido por seu número na série, por exemplo A COP26 foi a 26ª reunião da COP.
A cada ano, um país diferente se torna responsável pela realização da COP, sua sede, encarregado de organizar e conduzir a reunião daquele ano. Normalmente, isso significa que a cidade-sede também se muda a cada ano. Quaisquer novos acordos feitos na COP tendem a receber o nome da cidade-sede, por exemplo, o Acordo de Paris de 2015 ou o Pacto Climático de Glasgow de 2021.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) de 2022 ocorreu entre os dias 6 a 18 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito. O encontro é uma oportunidade para os líderes mundiais mostrarem solidariedade - e tomarem medidas conjuntas no tocante ao meio ambiente.
Enquanto os líderes se reúnem no Egito, a Fundação das Nações Unidas colocará em destaque questões-chave, desde o financiamento climático até a adaptação aos oceanos e à navegação.
No decorrer do próximo mês, esta coluna trará os principais assuntos tratados na COP 27, as suas consequências e resultados para o mundo atual e futuro.