Fibrose tem tratamento, procure um fisioterapeuta!
COLUNISTA - Clínica Genevcius
A fibrose é caracterizada pelo excesso de tecido de cicatrização, sendo esse o resultado de um trauma ou dano tecidual, ocasionando ainda uma redução de mobilidade do tecido no local operado. Normalmente, a fibrose é percebida devido ao aspecto que ela apresenta, como irregularidades e rigidez superficial.
Após a realização de qualquer procedimento cirúrgico, tais como cirurgias plásticas, oncológicas, vasculares, ortopédicas, cesáreas entre outras, o organismo inicia o processo de cicatrização das lesões resultantes da intervenção cirúrgica.
É sabido que a resposta cicatricial é proporcional ao trauma cirúrgico. Sendo assim, quanto maior a intervenção gerada pelo processo cirúrgico, maior e mais intenso será o processo de cicatrização. Esse processo ocorre de forma desorganizada, resultando na formação de fibroses.
A presença da fibrose no pós-operatório, embora seja uma resposta fisiológica, apresenta consequências estéticas e funcionais, que necessitam ser tratadas. Na maioria das vezes causam dor, restrição de mobilidade da estrutura operada e regiões adjacentes, edema (inchaço) persistente, comprometimento do resultado cirúrgico e, consequentemente, frustração com o procedimento realizado.
É importante ressaltar que a fisioterapia dispõe de recursos para contribuir com resolução dessa intercorrência, sendo que a atuação do fisioterapeuta consiste em reunir todo conhecimento adquirido ao longa de sua formação como profissional da reabilitação para promover a recuperação desses pacientes pós-operados.
A fisioterapia manual tem se apresentado como uma excelente alternativa de tratamento de fibrose. Com o objetivo de favorecer a reorganização do tecido fibrótico sem gerar nenhum estímulo ou síntese de colágeno, contribui com a restauração da funcionalidade e com o resultado estético final.
Fibrose tem tratamento e a associação de recursos fisioterapêuticos manuais, taping (bandagem elástica), adaptações de cintas modeladoras e placas de contenção pós-cirúrgicas, aliados a orientações corretas, têm se apresentado como uma alternativa efetiva de tratamento.
A reabilitação consiste em reunir recursos fisioterapêuticos que possibilitem a resolução da fibrose, obtendo resultados satisfatórios, com um número reduzido de atendimentos. A frequência do tratamento é determinada após consulta fisioterapêutica, podendo ser realizada semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente.
Serviço
Clínica Genevcius
Avenida Sebastião Mendes de Brito, 1501
WhatsApp: (18) 99623-2812
Instagram: @clinicagenevcius