Buscar no site

Como perder o medo de investir

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação

  • 08/02/22
  • 10:00
  • Atualizado há 146 semanas

*Por Mariana Hauer - @marianahauer

Uma das principais queixas, algo que escuto muito nos primeiros encontros com clientes novos é: quero investir, mas tenho medo. Provavelmente, este medo de começar a investir vem do fato da pessoa ainda se sentir insegura em relação aos produtos e não entender muito bem o que de fato chamamos de Investimento.

Muitas pessoas podem ter a sensação de que investir é correr risco. Pensar que, se é investimento, eu posso perder meu dinheiro e, isso, naturalmente, não é algo que seja aceitável para qualquer pessoa. Na verdade, poucas pessoas aceitariam isso sem entender muito bem como e por quê isso pode acontecer.

Qualquer um pode - e deve! - começar a investir. Para isso, respeite o seu perfil de investidor. Há muitos ativos disponíveis para investimento que são para investidores conservadores, ou seja, pessoas que têm medo de investir porque têm medo de perder dinheiro. E, quando eu falo sobre "medo de perder dinheiro", estou me referindo ao risco, à volatilidade. Quando falamos em risco, estamos falando sobre não saber o que vai acontecer com o retorno do seu investimento. Ou seja, você não sabe o quanto você vai ganhar nem quando irá ganhar e nem se irá ganhar quando investe naquele ativo. E você sabe por que isso acontece? Por exemplo, investir em ações. Imagine que você comprou ações da Petrobrás e, portanto, você quer que o preço dela suba. Quais são os fatores que influenciam no preço da ação? Todos aqueles que influenciam na empresa: a economia brasileira, o preço do petróleo (que afeta o preço do combustível e a receita da empresa), a variação do dólar, as decisões políticas, e assim por diante. Dependendo desses múltiplos fatores combinados, o preço da ação sobe ou cai. Portanto, não sabemos o que irá acontecer, nem quando irá acontecer.

Divulgação - Mariana Hauer - Assessora de investimentos - Foto: Reprodução
Mariana Hauer - Assessora de investimentos - Foto: Reprodução

Mas nem todos os investimentos têm este risco. Alguns investimentos têm um retorno indexado a um índice ou taxa de juros, por exemplo. E, portanto, não sofrerão variações negativas, mesmo que o retorno seja menor (já que é previsível e com menos fatores que afetarão a rentabilidade dele).

Portanto, respeite seu perfil de investidor. Você pode ser conservador, moderado ou sofisticado. Se você está começando, procure entender como se dá o retorno de onde você começou a investir e lembre-se que há muitos tipos de investimento. Um ou alguns serão, com certeza, para você.

*Assessora Mariana Hauer* - @marianahauer

Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual

Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil

Fale com ela: 18 99793-0661

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos