Como evitar lesões no futebol recreativo
COLUNISTA - Cláudia Bueno
Minha conversa é com você hoje que adora jogar uma bolinha no fim de semana, sim, estou falando do esporte coletivo predileto do brasileiro: futebol, ou ainda, o futebol recreativo.
Qual homem, mulher, menina ou menino, que nunca chegou perto de um campo de futebol, chutou uma bola ou ainda, sonhou em ser jogador (a) profissional?
O futebol é um esporte que não demanda muitos materiais, muitos requintes e por isso tem a fama de ser "para todos". É um ótimo esporte de socialização, ou seja, além do físico, também ajuda na saúde mental, na interação entre as pessoas, a trabalhar em grupo, enfim, o que chamamos de esporte completo.
Falando agora fisicamente, no Brasil, temos os (as) "futeboleiros (as)" que chamamos de jogadores de finais de semana, já que os mesmos só conseguem se reunir aos finais de semana que estão de folga do trabalho e tiram esse tempinho para jogar e se divertir. O problema desses jogadores é que não fazem a preparação adequada, o fortalecimento muscular correto e muitos deles acabam parando numa licença médica após os jogos por alguma lesão.
Aqui vão algumas dicas para evitar tais complicações durante a "pelada" do final de semana:
1- Praticar 1 ou 2 vezes de algum outro exercício físico durante a semana, por qualquer tempo, seja caminhada, musculação ou pilates. Ir e voltar do trabalho a pé, ou de bicicleta, por exemplo, ajuda no fortalecimento de músculos, tendões e ligamentos, os chamados tecidos moles, que por muitas vezes, rompem na prática do futebol, devido à fraqueza dos mesmos;
2- Aquecimento antes do jogo: procure se movimentar antes da partida, fazer alguns movimentos que serão utilizados durante o jogo, o nome já fala, aquecer, ou seja, aumentar a circulação nas regiões das articulações que serão usadas durante o jogo;
3- Por último e não menos importante: alongar antes e após o jogo. Alongamento e treinamento de flexibilidade são coisas totalmente diferentes, alongar é uma sensação de leve desconforto à região, não dor, alivia a pressão entre os ossos e músculos, mas cuidado, em cada região, separe de 20 a 30 segundos.
Tenho certeza que se você colocar em prática essas dicas vai evitar que a diversão do fim de semana se torne um pesadelo na segunda-feira.
Pratique exercício físico, conheça novas modalidades sem pré-conceitos. Convide um amigo! Ou faça novos amigos! Procure ajuda profissional e CORAGEM: amanhã é segunda-feira!!!