AVC: saiba como o exercício físico pode salvar sua vida
COLUNISTA - Cláudia Bueno
Mais uma semana se passou e tivemos mais uma morte de um grande autor/escritor e jornalista dentre outras atividades: Sr. Arnaldo Jabor. A morte foi causada por um AVC, abreviação de Acidente Vascular Cerebral. Na semana passada a mãe de um grande amigo, por coincidência, também foi para o hospital pelo mesmo motivo, e esse assunto me chamou a atenção.
Você deve estar pensando: professora, o que isso tem a ver com o seu assunto aqui na coluna? Tudo. Esse assunto tem a tudo a ver, pois por aqui falo sobre exercício físico e saúde. Não sou médica cardiologista, sou Personal Trainer, com muito orgulho, e sendo assim, posso falar sobre o que os acidentes vasculares cerebrais tem a ver com minha área de atuação.
O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo. Ou seja, ocorre quando o sangue que sustenta o cérebro com oxigênio e glicose deixa de atingir a região, ocasionando a perda da funcionalidade dos neurônios.
Até aqui entendido, agora vamos ao que interessa, ou seja, como posso evitar sofrer desse mal que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro?
Para evitar esse acometimento é importante que você realize exercícios físicos, mantenha hábitos saudáveis ao longo da sua vida, exercícios mesmo que leves, como as caminhadas são suficientes para ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral, ou mais conhecido como derrame.
Os exercícios também reduzem a gordura corporal e aumentam a massa muscular, além de diminuírem os níveis de açúcar no sangue e a melhora na capacidade pulmonar, aumentando o aproveitamento do consumo de oxigênio. Poxa, agora acho que deu para te convencer.
A prática de exercícios físicos pelo menos 3x por semana, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e reduz a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC. Já falamos por aqui que reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para tal prática é de grande valia para nosso corpo.
Aliado a tais práticas, é indicado uma visita regular ao seu médico para avaliar os níveis de colesterol no sangue, pois são eles que se acumulam ao longo da vida. Nos dois últimos anos, devido à pandemia e o receio da contaminação do covid-19, muitas pessoas negligenciaram suas rotinas de saúde, e deixaram de ir aos consultórios médicos ou protelaram exames, e isso também fez os óbitos ocorrerem muitas vezes em casa.
É importantíssimo a urgência no atendimento de uma pessoa que esteja tendo AVC para que cause o mínimo de danos ao cérebro, converse com seus familiares, amigos, e consulte seu médico regularmente, isso ajudará você a ter uma vida mais longa e plena, podendo desfrutar dos momentos bons que a vida pode lhe oferecer. A prevenção será sempre o melhor remédio. Consultar um profissional de Educação Física para lhe ajudar nos exercícios físicos também é uma ótima opção, e lembre-se: coragem, amanhã é segunda-feira!!!
O receio da contaminação também tem feito muitos pacientes negligenciar as suas rotinas de saúde, deixando de ir ao médico e protelando exames.