Buscar no site

Fórum Municipal de Prevenção às Drogas é realizado em Assis

A Lei é de autoria dos vereadores Valmir Dionízio e Alexandre Cachorrão

Assessoria Câmara de Assis/Foto: Assessoria

  • 27/06/16
  • 17:00
  • Atualizado há 437 semanas

A Câmara Municipal de Assis, usando da atribuição contida na Lei nº 5929/14, de autoria dos vereadores Sargento Valmir e Alexandre Cachorrão, tiveram a honra de organizar o "I Fórum Municipal de Prevenção às Drogas" que foi realizado no dia 24 de junho de 2016, às 14 horas, no Plenário da Câmara, também por ocasião da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas.

Representando o prefeito Municipal compareceu a Secretaria Municipal da Saúde Denise Fernandes. Os palestrantes de Fórum foram Carlos Antonio Elias, o Tuffi, da Comunidade Restauração e fundador da Casa de Acolhida, e Dr. Wilson Conte de Las Villas Rodrigues, Psiquiatra da cidade, e pelo Conselho Municipal sobre Drogas (COMUD) e a psicóloga Ivone Mariza Depoli.

Estiveram presente a secretária Maria Amélia Artigas, e a diretoria de Ensino representada por Marlene Dib.

A vereadora Inês Pimentel, representou a Câmara de Cândido Mota Custódio Moreira do CCEV também de Cândido Mota fizeram uso da palavra.

Na primeira palestra, o psicólogo Tuffi esclareceu aos presentes a importância do tema, através de sua palestra "O impacto da drogadição no sistema familiar e a logoterapia como instrumento terapêutico". Ele deixou claro que deve sempre primar pela prevenção, mas também deve haver o enfrentamento.

Já Dr. Wilson abordou um comparativo do problema das drogas, entre o Brasil e outros países, alertando sobre o que ocorreu com o cigarro (tabaco) e que "deve ser investido também em contrapropaganda a respeito das drogas ilícitas. Em sua visão a maconha não deve ser liberada e as drogas são problemas de Segurança Pública antes de serem problemas de Saúde. Diz ainda que o jovem usuário de substancias entorpecentes torna-se uma caricatura do que poderia ser como adulto".

Ivone Depoli, pelo COMUD , discursou sobre a finalidade do órgão, que é deliberativo, e se reuni uma vez ao mês, na ultima quinta feira, na sala dos conselhos, junto à Secretaria de Saúde.

O delegado de Policia Luiz Antonio Ramão mostrou resultados dos trabalhos da organização, que são números bastante significantes, com um alto número de pessoas presas por tráfico e um volume muito grande de drogas apreendidas em quilos. Alertou ainda sobre o número expressivo de adolescentes apreendidos e encaminhados à Fundação Casa de Marília.

Pelo Conselho Tutelar de Assis, falou o seu atual presidente Sérgio Vieira, sobre o alto número de crianças e adolescentes envolvidos com a criminalidade, e a dificuldade do órgão, por Assis não contar com uma unidade da Fundação Casa, sendo que os menores (crianças e adolescentes) são sempre encaminhados para Marília, ou outra unidade mais próxima.

O Pastor Nivaldo dos Santos esclareceu aos presentes o trabalho que realiza na Penitenciária de Assis, um projeto de Prevenção às Drogas que já é referência no Sistema Penitenciário do Estado, e ainda o serviço desenvolvido pelo Grupo de Apoio Vida Nova, além da já consagrada Pedalada contra as drogas, que este ano está na sua sétima edição.

Pelo Amor-Exigente, estiveram presente as voluntárias Selma, Irani, Celina e Marilene, e o Vereador Valmir Dionízio, atual Presidente da entidade, que esclareceu que trabalham com o sistema de doze princípios, e a proposta é gratuita, ecumênica (pluralista), sigilosa e apartidária, onde se reúne semanalmente toda quinta-feira, às 20 horas na Rua Barão do Rio Branco, número 250, ao lado da escola Carlos Alberto de Oliveira, dando suporte, prevenção e orientação aos familiares e também aos adictos.

Valdevam Eloi de Goes falou da necessidade de ações práticas na área espiritual, sugerindo orações diárias e jejum, por parte dos pais e da sociedade.

Microfones foram abertos para a platéia para debates e ao final os componentes da mesa fizeram suas considerações.

Presença importante do Nosso Lar, que venceu o prêmio de Inovação Social em 2014, e tem sua sede na Rua Emílio de Menezes, 50 na Vila Xavier, uma associação filantrópica sem fins lucrativos, que atua em projetos sociais desde 1949, com Serviço Especial de Reabilitação, Assistência Social, Saúde e Educação, com projetos Jovens em Ação, Assistência a famílias, Integr@Assis e Rede Ciranda.

E ainda no Fórum esteve presente Nanci Rabelo, coordenadora do CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, órgão ligado à Secretaria Municipal da Assistência Social, que faz um trabalho importante na cidade.

A Policia Militar foi representada pelo Major PM Nonato, que esclareceu sobre o importante trabalho preventivo que a PM faz na cidade, através do PROERD, e a cada semestre os policiais Suzana e Fernando têm levado conhecimento aos alunos dos 5.º anos em toda Rede Municipal de Ensino, e ainda o trabalho de todo efetivo da 1ª Companhia de Polícia Militar, sob o comando do Capitão Rezende, com números expressivos de apreensões de traficantes e drogas.

O vereador Valmir Dionizio, autor da Lei que institui o Fórum anual de combate as drogas, considerou um sucesso o evento, com participação de mais de sessenta pessoas no plenário, e ainda destaca que o Fórum foi transmitido ao vivo, pela TV Câmara, canal 61.3, sendo que será reprisado algumas vezes esta semana. E que, através das palestras e partilhas de cada entidade presente, envolvida de alguma maneira com o tema "Prevenção as drogas" seja possível uma melhoria no que tange à informação dos jovens para que no futuro, quando situações de risco se aproximarem deles, os mesmos possam facilmente dizer não às drogas, mesmo as lícitas, como álcool e tabaco.

Entende o Sargento Valmir, que "a única maneira de vencermos as drogas é com a informação precoce aos nossos entes queridos, filhos e filhas, para fazermos nosso papel preventivo e enfrentar essa mal".

O vereador Alexandre Vêncio, co-autor da Lei que institui o Fórum ficou satisfeito com o público presente, com o alto nível das palestras, e com o resultado apresentado pelas entidades que militam com os jovens contra as drogas, e como presidente da Comissão da Juventude da Câmara, espera que a semente dê frutos, e que ações práticas sejam colocadas tanto individualmente como coletivamente pelos diversos órgãos que se fizeram presentes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos