Valmir Dionizio e Alexandre Cachorrão lançam candidatura à presidência da Câmara para 2017
A eleição é no dia da posse dos novos vereadores eleitos, 1° de janeiro
Depois da posse dos 15 vereadores eleitos, além do prefeito e vice-prefeito, marcada para as 10 horas, do dia 1° de janeiro de 2017, ocorre a cerimônia que vai eleger a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Assis, que compreende os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.
Dois vereadores já declaram abertamente que vão se candidatar ao cargo de presidente da Câmara, tratam-se de Alexandre Cobra Cyrino Nicoliello Vêncio, do PR, também conhecido por Alexandre Cachorrão e de Valmir Dionizio, o Sargento Valmir, do PSD.
A reportagem do AssisCity conversou com os dois vereadores postulantes ao cargo, ambos usam o argumento da vivência no Legislativo e de já terem participado da Mesa Diretora, em outras funções.
"Pretendo me candidatar para o cargo de presidente da Câmara, já participei da composição da Mesa, como segundo secretário, o que me levou a ter a experiência, isso me dá condições para estar à frente e conduzir o Legislativo de Assis. Estou conversando com todos os vereadores e divulgando o meu trabalho, se eleito, a valorização dos colegas do Legislativo também está em pauta. Enfim, os serviços dos outros presidentes da Câmara serão continuados, de modo a desenvolver em conjunto os trabalhos para traçar as nossas atividades", disse Alexandre Cachorrão.
Valmir Dionizio também disse estar preparado para ocupar o cargo. "Tendo em vista que no meu primeiro ano de legislatura, já em 2013 fui eleito ao cargo de secretário da Mesa e em 2015 fui vice-presidente, entendo que reuni condições técnicas e de conhecimento que me tornaram aptos para pleitear o cargo de presidente em 2017. Além de ser policial militar aposentado, tenho tempo disponível para os afazeres da Câmara. A experiência desse mandato é importante, somado ao estudo mais aprofundado da Lei Orgânica e Regimento Interno, creio que tudo isso me credencia para colaborar para o bom funcionamento da Câmara", afirma Valmir.
De acordo com a Lei Orgânica da Câmara e do Regimento Interno, qualquer vereador pode se candidatar ao cargos da Mesa Diretora, a eleição é entre os vereadores eleitos. Quando há empate, o vereador com mais tempo de casa fica com o cargo pleiteado e se ainda assim houver empate, o mais velho fica com o cargo que tem vigência de um ano.
A condução da eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara é feita pelo vereador mais votado nas últimas eleições, que foi Alexandre Cachorrão.
Valmir Dionizio e Alexandre Cachorrão querem ser presidente da Câmara de Assis em 2017