Buscar no site

Aumento em autuações de trânsito em Assis é debatido na Câmara

O encontro teve como objetivo entender o aumento das autuações no município

Assessoria Câmara

  • 11/07/17
  • 16:00
  • Atualizado há 383 semanas

Aconteceu na última sexta-feira, dia 7, uma reunião entre os vereadores da Câmara Municipal e o diretor do Departamento de Trânsito de Assis, Leonardo Godói Palma, sobre o aumento de autuações dos condutores assisenses nos primeiros cinco meses do ano.

Segundo Godói, no início do ano o Departamento participou de uma reunião em São Paulo em que Assis foi apontada como a cidade com o maior índice de mortes no trânsito, num ranking da ONU - Organização das Nações Unidas com cidades de até 100 mil habitantes.

Com isso, o Município foi inserido no Programa Movimento Paulista, do Governo do Estado, que busca diminuir essas estatísticas intensificando a fiscalização no trânsito nessas cidades e propondo atividades educativas à população. Para esse programa, Assis recebeu cerca de R$ 737 mil para a realização de educação no trânsito, engenharia de tráfego, fiscalização, entre outras atividades.

Godói afirma que não existe uma "fábrica de multas" em Assis e que as autuações são resultados de infrações cometidas pelos motoristas. "Se sairmos agora pelas ruas da cidade, perceberemos várias infrações. A fiscalização foi intensificada para coibir os excessos, infelizmente, a população se conscientiza do erro quando a multa chega em sua residência", diz o diretor do DTA.

As principais infrações que foram identificadas em Assis são para o avanço no sinal vermelho, o não uso de cinto de segurança, dirigir falando ao celular e o estacionamento rotativo da Zona Azul.

O diretor do Departamento de Trânsito explicou que os agentes de fiscalização não recebem comissão por multa aplicada e que as irregularidades apontadas pelos munícipes serão investigadas pelo Executivo.

Ele disse, ainda, que as multas não são tributos fiscais e que a soma das autuações não chegou aos cofres públicos em sua totalidade por haver a possibilidade de recursos nas multas.

"O objetivo do nosso trabalho é a preservação da vida humana", ressalta Godói.

Para o presidente da Câmara, Valmir Dionizio, a reunião foi esclarecedora já que muitos vereadores foram procurados pelos munícipes, principalmente pelas redes sociais, reclamando de situações abusivas de multas em Assis.

"Estamos satisfeitos com as informações apresentadas pelo chefe do Departamento e vamos aguardar os desdobramentos desses casos isolados, já que nenhuma denúncia ou recurso foi formalizado no órgão responsável, de acordo com o Godói. Mas, a Câmara Municipal continuará cobrando o aprimoramento dos agentes de fiscalização por meio de treinamentos e orientação com o intuito de melhorarem seu trabalho no trânsito", diz Valmir Dionizio.

Participaram da reunião com o diretor do Departamento de Trânsito, Leonardo Godói Palma, além do presidente da Câmara, Sargento Valmir Dionizio, os vereadores Chico Panela, Vinícius Simili, Roque Vinícius, Professora Dedé, Gordinho da farmácia, André Borracha e Bigode.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos