Entenda por que se preocupar com a doença periodontal
COLUNISTA - Patrícia Sartori
A doença periodontal tem sido considerada um problema de saúde preocupante, pois atinge cerca de 50% das pessoas adultas.
É uma doença multifatorial, ou seja, várias causas associadas, e está ligada a diversos fatores mecânicos (higiene bucal), doenças sistêmicas, envelhecimento fisiológico, fatores hereditários e composição da microbiota bucal (mais de 700 tipos de bactérias).
A gengivite é a forma mais comum de inflamação gengival, e existe tratamento e cura. O restabelecimento da saúde gengival se dá através da profilaxia dentária em consultório, em que é realizada a remoção mecânica do biofilme dental (placa bacteriana e tártaros).
Já a periodontite é caracterizada por uma reação inflamatória crônica envolvendo os tecidos de suporte do dente (gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar), podendo ocorrer de forma assintomática com presença de sangramento gengival, secreção de pus e mobilidade dental. Além de atingir os dentes naturais, existe ainda o comprometimento dos implantes dentários.
Apesar de ser uma doença grave, existe tratamento para a periodontite. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores são as consequências em relação à saúde bucal, podendo evitar perda de dentes e desenvolvimento de doenças sistêmicas.
O que é a doença periodontal?
Consiste em uma inflamação ou infecção crônica, que afeta os tecidos que estão ao redor do dente ou implante e que garantem a sua sustentação e proteção. A evolução dessa doença e o não tratamento traz consequências sérias, como:
- mobilidade dentária;
- perda do dente ou implante;
- retração da gengiva;
- reabsorção ou perda óssea;
- formação de abscessos com pus;
Além dessas complicações acima, a doença periodontal está relacionada com complicações sistêmicas, pois as bactérias que se proliferam na cavidade bucal podem migrar para o restante do corpo, atingindo os pulmões, cérebro e o coração. Esse processo favorece a instalação de outras infecções, podendo resultar na endocardite bacteriana.
Quais são as causas da doença periodontal?
A doença periodontal, como foi dito anteriormente, tem diversas causas. Além dos fatores fisiológicos, hereditários, doença sistêmica como diabetes e osteoporose, disfunções hormonais, gestantes e período de menopausa e hábitos como o fumo, seu início se dá em função do acúmulo da placa bacteriana (biofilme) associado ao descuido com a higiene bucal e a falta de consultas de checkup e limpezas periódicas no dentista.
Quando esses fatores ou indicadores de risco são associados ao acúmulo da placa bacteriana e do tártaro, as chances de a doença periodontal se manifestar são muito maiores. Isso porque, com o acúmulo placa bacteriana, desenvolve-se uma gengivite, inflamação que fica restrita ao tecido gengival e que se não tratada evolui para a instalação dessa mesma inflamação nos tecidos periodontais, desenvolvendo a doença periodontal. Nesse caso, trata-se de um quadro geralmente crônico e muito mais extenso do que o primeiro.
Quais são os sinais e sintomas da doença periodontal?
- sangramento gengival;
- alteração da tonalidade da pele;
- vermelhidão na gengiva;
- mudanças na textura do tecido;
- inchaço;
- sensibilidade;
- retração gengival
- exposição da raiz do dente
- mobilidade dental
- perda dental.
O controle da periodontite
O tratamento da doença periodontal não recupera o que foi perdido, mas interrompe o avanço da doença. Ou seja, a periodontite não tem cura, mas é uma doença crônica controlável. A manutenção correta da higiene bucal é o primeiro passo e, nesse sentido, deve ser garantida grande atenção à escovação. O cirurgião-dentista que acompanha o paciente é a pessoa mais indicada para orientar sobre a técnica de escovação, manutenção periódica de limpeza dentária em consultório, diagnosticar e planejar as necessidades e tipos de tratamento.
Serviço
Sartori Odontologia
Avenida Nove de Julho, 1129, Centro
Telefone: (18) 3324-6090
WhatsApp: 18 99701-8491
Instagram: @sartori_odonto