Polícia Civil de Assis deflagra operação conjunta no combate ao tráfico de drogas em Tarumã
Até o momento, dez prisões temporárias foram cumpridas e dois flagrantes delitos por tráfico
Assessoria de Comunicação
- 28/06/24
- 09:00
- Atualizado há 21 semanas
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Assis e da Delegacia de Polícia de Tarumã, subordinadas ao DEINTER-8 de Presidente Prudente, realizou conjuntamente nesta manhã, dia 28 de junho, as operações "Vila Lex 33" e "Dourados", com objetivo de combater o tráfico de drogas no município de Tarumã.
O nome da operação Vila Lex 33 e Dourados fazem alusão à primeira denominação dada ao aglomerado de pessoas que se estabeleceu no hoje denominado município de Tarumã, bem como onde se desenvolveram as principais investigações policiais.
As investigações realizadas pela DISE de Assis tiveram início em meados do ano de 2022, após serem obtidas informações quanto ao tráfico de drogas e associação criminosa realizado no município de Tarumã, onde, após trabalho investigativo e de inteligência, logrou-se esclarecer o organograma criminoso e a formação de uma associação para o tráfico desenvolvida no município, existindo dois coordenadores responsáveis pela condução da associação criminosa, sendo certo que pelo menos um desses coordenadores do tráfico de drogas seria integrante de facção criminosa atuante no estado de São Paulo e demais estados do país.
Ressalte-se que, durante o curso do Inquérito Policial foram realizadas dez prisões em flagrante delito por tráfico de drogas envolvendo investigados integrantes da organização criminosa; sendo, ao final representado pelo bloqueio de contas bancárias, concessão de dezesseis prisões temporárias e mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pela Justiça.
De igual modo, face às diligências realizadas pela Delegacia de Polícia de Tarumã, que também culminou com a identificação de organização criminosa e associação ao tráfico no município, em especial, na Vila Dourados, onde os coordenadores da organização atuariam como intermediários no fornecimento de grandes quantidades de entorpecentes no município, razão pela qual fora representado pela concessão de mandados de busca e apreensão, bem como de prisões temporárias, que, de igual modo, foram concedidas pela Justiça.
A ação policial contou com a colaboração de 115 policiais civis da área do DEINTER-8 - Presidente Prudente, e duas equipes do BAEP - Canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
As diligências prosseguem contabilizando até o momento 10 prisões temporárias cumpridas e 02 flagrantes delitos pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de armas de fogo. Também foram apreendidos valores, cartões bancários, aparelhos celulares e objetos relacionados ao tráfico de drogas.
Os presos foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária de Assis, sendo que, após o encerramento dos trabalhos de Polícia Judiciária serão conduzidos a Cadeia Pública de Lutécia, onde passarão por audiência de custódia.