Projeto sobre REFIS pode ser reapresentado pelo Executivo
Projeto sobre REFIS depende de apoio de oito vereadores para ser reapresentado. Quatro vereadores já votaram favoráveis
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, entre empresários e contabilistas da cidade de Assis, o prefeito mostrou-se favorável em reapresentar o Projeto de Lei 48/2015, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIAS) no Município de Assis, desde que os representantes da classe tenham o apoio de no mínimo oito vereadores.
A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito e contou com a presença de vários contabilistas que tinham como objetivo coletar informações que subsidiassem a ida de um representante da classe à Câmara Municipal para fazer uso da Tribuna e explicar aos vereadores as razões que tornam esse projeto importante para a sociedade.
"O REFIS é uma ferramenta para administrar os créditos que a Prefeitura tem junto aos devedores. Não é um benefício para um ou outro empresário", diz Leandro Pepes Cardoso de Almeida, presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Assis e Região.
Segundo Leandro, foi feito um levantamento atual dos número de devedores do Município que representa 72%. "Isso prova que quem deve não são os grandes empresários ou proprietários de vários e grandes imóveis, são micro e pequenos empresários", diz.
O prefeito Ricardo Pinheiro mostrou-se otimista com a união da classe e se propôs a apresentar novamente o projeto na Câmara. "Estamos dispostos a reapresentar o projeto e apoiar essa classe", diz.
Alexander Seródio, disse que em eventual necessidade o projeto será enviado à Câmara e cabe aos contabilistas buscar apoio o dos vereadores.
"Já tivemos quatro votos favoráveis nesse projeto e é preciso do apoio de oito vereadores, portanto, faltam quatro vereadores. O projeto será reencaminhado desde que os contabilistas consigam o apoio dos vereadores", finaliza.
O vereador Reinaldo Nunes, o Português do PT, acredita que os vereadores que votaram contra o projeto quando foi apresentado não mudem de ideia.
"A matéria foi amplamente estudada pelos vereadores que optaram pela rejeição do projeto. Acho um desrespeito a uma posição democrática da Câmara o prefeito reencaminhar o projeto. Nós tínhamos conhecimento suficiente para votar contra. Acho também um desrespeito com quem paga seus impostos em dia e aos que fizeram parcelamento recentemente, inclusive pagando juros e correções monetárias sobre os débitos e agora vai isentar quem está na mesma posição. Se o prefeito está tão interessado em ajudar a população ele deveria ter isentado os honorários advocatícios daqueles que fizeram o parcelamento e estão pagando os tributos em dia", diz o vereador .
Os contabilistas pretendem ir à Câmara Municipal nesta segunda-feira, 25, e fazer uso da Tribuna na tentativa de convencer os vereadores para que o projeto seja reencaminhado.
Votaram a favor do Projeto 48/2015, do REFIS, os vereadores Thiago Hernandes, Alcides Coelho, Alexandre Vêncio e Arlindo do Raio-X.
Leandro Pepes Cardoso de Almeida e Alexander Seródio