Nova turma inicia Empretec para fortalecer habilidades como empreendedor
Teve início no anfiteatro "Durvalino Binato" da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) mais um Empretec na cidade com a participação de uma nova turma composta por 30 pessoas. O curso será ministrado pelos facilitadores do Sebrae-SP, Carlos Eduardo Ribeiro, Eva Praxedes e Patrícia Veloso Rodrigues. A abertura do evento contou com as participações do prefeito Ricardo Pinheiro, do vice-presidente da Acia, Kiko Binato e do representante do Sincovama, Arator Henrique da Silva.
Na abertura, o vice-presidente da Acia, Kiko Binato, destacou a importância do Empretec para despertar o empreendedorismo nas pessoas. Ele lembra que o programa já formou inúmeras pessoas em Assis através dos anos, e muitas delas hoje estão no mercado com suas empresas constituídas, gerando empregos e rendas ao município. Binato lembra que a realização do Empretec na cidade é fruto de uma parceria entre a Acia, Sincovama e o Sebrae-SP, com apoio da Prefeitura Municipal e da Fema.
O prefeito Ricardo Pinheiro lembrou que o escritório do Sebrae-SP foi reativado em março de 2013 graças a uma parceria envolvendo várias entidades, com a participação da Prefeitura Municipal. Ele destacou a importância do Empretec como forma de formar empreendedores no município. Por isso, deu boas vindas aos novos participantes do Empretec.
De acordo com o facilitador do Sebrae-SP, Carlos Eduardo Ribeiro, o Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU - voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países.
Ele lembra que no Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 200 mil pessoas, em 8.500 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.
Segundo pesquisa do Sebrae, feita com 1.518 empresários que fizeram Empretec, 60% dos entrevistados confirmaram o aumento do lucro mensal após a participação no seminário e que o Empretec contribuiu totalmente para ter um melhor conhecimento sobre o estabelecimento e/ou atualização de metas, planos e projetos, e também para a identificação de novas oportunidades. A nota média de propensão de recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos, uma média muito elevada.
Ele prosseguiu dizendo que o Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.
São 60h de capacitação em seis dias de imersão onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: Busca de oportunidade e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos; e Independência e autoconfiança.