Mais de 550 alunos participam de caminhada em Combate ao Abuso e Exploração Sexual
Além das crianças, outras centenas de pessoas participam de caminhada em Assis
Dia 18 de maio é dia da conscientização. Dia de lembrar sobre um assunto que infelizmente é recorrente no Brasil e em todo o mundo: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
E na cidade de Assis esse dia foi lembrado com total atenção por autoridades, escolas municipais, estaduais e população em geral.
Aconteceu pela manhã uma grande passeata, que integrou sete escolas municipais, com aproximadamente 550 alunos da Rede, além de estudantes estaduais. Os jovens e crianças percorreram a Avenida Rui Barbosa, saindo do Paço Municipal até a Praça Arlindo Luz.
O evento faz parte de demais ações de uma rede organizada para alertar a população sobre a violência contra crianças e adolescentes, a Rede Ninho. Uma iniciativa que visa articular e fortalecer a garantia de direitos e proteção da infância e juventude de Assis, em especial no que se refere à questão do enfrentamento ao abuso sexual.
Além da Caminhada, o grupo também organiza ações durante todo o ano, com calendário previsto de maio de 2015 a maio de 2016.
Durante a manhã, as crianças e jovens seguravam faixas e informativos para chamar a atenção da comunidade assisense para este problema social, que ainda não é tão difundido e discutido como deveria.
Assim, a Prefeitura de Assis, em parceria com entidades, redes responsáveis em atenção a crianças e adolescentes, Câmara Municipal, e comunidade, se sente no dever de colaborar com as ações alusivas à data, e ampliar a informação a todos os cantos do Município.
Antes da Caminhada, os presentes puderam acompanhar falas das autoridades e importantes informações transmitidas sobre o objetivo de se organizar eventos que chamem a atenção para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
"Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura e de todos os envolvidos. Esse evento é muito importante. Devemos alertar a população sobre isso, pois a cada 15 minutos uma criança ou adolescente é violentado sexualmente no Brasil. Isso tem que acabar, e Assis está fazendo a sua parte", disse o vereador e presidente da Comissão de Juventude, Alexandre Vêncio.
A Lei Federal 9.970/2000 foi a que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Isso aconteceu após forte mobilização do movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e com o objetivo de manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.
"Quero reafirmar o compromisso da Prefeitura de Assis com o dia 18 de maio e dizer que estamos juntos para resolver este grande problema social. Estamos trabalhando muito para que Assis não faça parte das estatísticas de violência contra as crianças e sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas através de importantes parcerias estamos trabalhando arduamente para isso", ressaltou o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana.
Os meios para denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes são: Disque 100 (Direitos Humanos), Conselho Tutelar, Delegacias especializadas ou comuns e as Polícias Militar, Federal e Rodoviária.
Em casos de emergência, o número é o 190. O Conselho Tutelar de Assis funciona na Rua Cândido Mota, nº 48. O telefone é o 3321-5120 durante o expediente normal da semana; e o 99794-1677 durante a noite, sábados, domingos e feriados.