Buscar no site

Conheça o locutor assisense que promete animar a FICAR 2018

Raphael Ramos participa do evento pelo 5º ano consecutivo

Redação AssisCity/ Fotos:

  • 23/04/18
  • 21:00
  • Atualizado há 343 semanas

O locutor é uma presença importante para qualquer rodeio. Isso porque é ele quem faz a ponte entre os competidores na arena e o público que ocupa as arquibancadas. E durante a FICAR 2018 não será diferente!

Um dos locutores que promete animar o público e também os peões é o assisense Raphael Ramos.

"O primeiro rodeio que narrei foi o Gigante Vermelho, de Cândido Mota, em 2012. Desde criança eu brincava com locução e o pessoal sempre comentava sobre minha voz, que passava emoção, mas nunca levei a ideia a sério. Os anos foram passando, eu entrei na faculdade, me formei em Administração e fui percebendo que gostava de ser locutor. Na época havia os rodeios amadores em Borá e foi quando eu comecei a me aprimorar nessa área, pois era frequentador e acabava participando", conta.

Atualmente com 30 anos de idade, Raphael tem conseguido participar de grandes rodeios pelo Brasil e diz que a emoção é inesquecível.

"Na minha primeira narração senti uma emoção tão grande que até a vista escureceu. É difícil contar porque não encontro palavras para descrever, mas foi inesquecível. Havia muita gente na plateia e até então ninguém me conhecia, pois eu era novo no ramo. Com o tempo foram surgindo novas oportunidades e convites, para rodeios na região e em outros lugares do Brasil também. Um dos convites foi para participar do Rodeio de Colorado, que é o maior do sul do país, onde narrei a semifinal. O importante é que a gente vá aprimorando e, quanto mais rodeios eu participo, mais meu trabalho é visto e mais oportunidades surgem", salienta.

Sobre o que é necessário para ser um bom locutor de rodeios, Raphael acredita que é manter o equilíbrio entre todos que estão envolvidos.

"Acredito que um bom locutor tem que interagir com o público e sentir a emoção deles. Também é importante ter um raciocínio rápido para poder comentar as montarias. Antigamente o rodeio era algo mais folclórico, da cultura popular, mas hoje se tornou um espaço realmente profissional e os locutores têm que acompanhar isso. Temos que nos adaptar às tendências e saber o momento certo de deixar o comentarista falar, assim como o locutor comercial, pois tem que haver essa sincronia entre todos e o respeito. Se não houver sincronia, o público acabará sentindo e o rodeio não será tão empolgante. Ou seja, o bom locutor é aquele que passa emoção ao público, sabe conduzir o rodeio e respeita os demais profissionais que estão envolvidos", acrescenta.

Raphael é conhecido por um bordão que marca sua carreira e que o público da FICAR irá logo reconhecer.

"O público conhece meu bordão 'Sai do chão, marrucada!', que é a frase que eu sempre digo quando a porteira se abre e os competidores entram na arena. Marrucada vem de boi marruco, que seria um touro grande. Quando a porteira abre e o boi pula, é quando eu digo essa frase, que já é conhecida do pessoal", afirma.

Sobre sua expectativa para a FICAR 2018, Raphael diz que é sempre uma grande honra participar deste evento.

"Eu serei um dos locutores da FICAR 2018, juntamente com o Almir Cambra. Certamente é muito gratificante, porque esse evento tem uma grande magnitude e será o meu quinto ano consecutivo. Além de reunir milhares de pessoas, a emoção é ainda maior por estar em casa e isso é uma responsabilidade dobrada. Ficamos ansiosos, mas conviver com a adrenalina é algo que faz parte da rotina. Amigos de Assis e região estarão presentes e espero que esse ano seja um sucesso, como nos anos anteriores. É uma honra e uma satisfação participar mais uma vez da FICAR e conto com a presença de todos lá, para fazermos uma grande festa!", conclui.

Locutor Raphael Ramos durante a FICAR 2017

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos