Cidades da região terão tratoraço contra aumento de ICMS
Manifestação será na quinta-feira em Palmital, das 7h às 17h
Cidades da região promovem nesta quinta-feira, 7 de janeiro, um tratoraço contra o aumento do ICMS sobre produtos agrícolas e insumos, além de outros aumentos.
O movimento será realizado em todo o estado e cidades da região como Assis, Cândido Mota, Campos Novos Paulista, Ibirarema, Maracaí, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Rancharia, Ribeirão do Sul e Salto Grande confirmaram a realização do manifesto, que pede a revogação do decreto que limita a isenção do imposto.
Em Palmital o tratoraço terá início às 7h com programação até às 17h. Das 9h às 11h 10 tratores ficarão a beira da Rodovia Raposo Tavares no Km 420, chamando a atenção da população para o ato.
De acordo com Gilberto Frandsen, presidente do Sindicato Rural de Palmital, os produtores pedem a revogação do Decreto 65.254/2020 publicado em outubro de 2019 que faz parte da reforma tributária paulista e limitou as isenções do ICMS a partir do 1º de janeiro de 2021, para as várias operações, inclusive para os produtos agropecuários, que tem taxação de 4,14%.
Segundo os produtores, o aumento dos impostos incide sobre a cesta básica e atingirá a economia paulista como um todo.
Para a categoria, a parcela da população mais atingida pelos aumentos será a de menor renda, pois o item alimentação tem enorme peso em seus rendimentos.