Chuva de domingo deixa três famílias da Prudenciana desabrigadas
As famílias estão em casas de amigos e vizinhos. Prefeitura diz não poder fazer nada
À tarde do último domingo, 10, poderia ser uma tarde agradável para três famílias da Rua 19 de Setembro, na Vila Prudenciana, mas não foi. Estas famílias sofreram com a forte chuva de 30 minutos que resultou em muitas perdas, devido ao destelhamento das casas, estragos de móveis, roupas e eletrodomésticos, que deixaram os moradores desabrigados.
As três residências atingidas estão localizadas em uma área periférica da cidade, local que o Poder Público local quase não dá amparo.
As famílias atingidas estão desabrigadas e até agora não foram respaldadas pela Prefeitura Municipal de Assis. Até agora a ajuda vinda é da Associação Filantrópica 'Amor Solidário - Assis'.
Daiana Alexsandra da Silva é uma das pessoas atingidas pela calamidade. Ela conta que seus vizinhos estão sofrendo também com os prejuizos ocasionados pela chuva acompanhada de fortes ventos.
"Está um caos a situação. As três famílias somam mais ou menos 18 pessoas, e todos estão desabrigados. Perdemos quase tudo o que tínhamos. Há crianças e idosos sofrendo, estamos sem roupas, elas estão molhadas", disse.
A moradora acrescenta que procurou a Prefeitura Municipal de Assis e a Secretaria de Assistência Social do Município, mas em nenhum dos locais obteve êxito.
"Fomos à Prefeitura, mas o prefeito não nos atendeu. O secretário de gabinete chamado Franco falou conosco e disse que não pode fazer nada. Fomos até a Secretaria de Assistência Social, lá fomos atendidos por duas assistentes sociais que nos deram cafezinhos. Entretanto, não foi resolvido nada, o máximo que conseguimos foi que eles nos dessem o Cartão Renda Cidadã no valor de R$80,00 para comprarmos telhas, para depois de pagar, devolver o cartão", conta.
Daiana acredita que ontem passou o cúmulo da humilhação. Na sua visão, a Prefeitura não está fazendo nada para ajudar. De acordo com ela, os seus vizinhos estão dormindo em casas de amigos, parentes, vizinhos e em carro. "Estou dormindo na casa de um vizinho. Preciso voltar a dormir na minha casa, a minha filha está doente, precisa de um abrigo quente".
Ana Paula Capeli e sua família estão ajudando os desabrigados por intermédio da associação 'Amor Solidário - Assis'. Por meio desta iniciativa eles conseguiram alimentos, roupas, uma geladeira, televisão e três camas de solteiro.
"É uma grande satisfação poder ajudá-los. Infelizmente, as famílias estão sofrendo com o descaso da Prefeitura, assim toda ajuda é bem vinda a eles", afirma Ana Paula.
O outro lado
O Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS), localizado na Vila Prudenciana, pode auxiliar as famílias que passam pela calamidade. Diante disso, Jô Araújo, que é coordenadora do local, afirmou que não pode responder ainda sobre a situação, pois visitará as casas atingidas pela tempestade. A priori, ela afirma que tomará atitudes cabíveis com a política do Centro de Assistência Social.
"Vou visitar as casas. Podemos ajudar dentro do que é cabível na política nacional de auxílio dos CRASs", disse.
Ajuda
Se alguém puder ajudar os familiares que estão desabrigados podem discar os seguintes números que são da associação 'Amor Solidário - Assis' (18) 99631-3711.
*Atualização - 16h50 - 13/05/2015
Prefeitura
Na tarde desta quarta-feira, 13 de Maio, a assessoria de Comunicação entrou em contato com a redação do AssisCity e enviou a seguinte nota:
A Prefeitura de Assis, assim que soube do fato ocorrido, atendeu e acolheu os familiares na Prefeitura, depois de conversado e todos atendidos com toda a atenção costumeira da administração municipal, foi relatado que iria ser visto os meios legais para que a situação fosse resolvida. Depois de contatos realizados pelo Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, foram tomadas todas as medias cabíveis, e através de recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social, e doações, foram compradas as telhas necessárias para suprir a demanda dessas famílias. O Prefeito Ricardo Pinheiro falou pessoalmente com esses munícipes, e garantiu a resolução do caso, o que realmente aconteceu. As telhas serão colocadas nas casas entre hoje, 13, e amanhã, 14/05.
A Prefeitura esclarece que em nenhum momento algum servidor destratou, ou não atendeu corretamente algum munícipe. Tudo na administração municipal é feito com grande atenção e sempre dentro da legalidade.