Buscar no site

Ginecologista de Assis, Camila Andrade explica sobre a importância da colonoscopia para as mulheres

Exame é indicado para o rastreamento do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil

Redação AssisCity

  • 03/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 46 semanas

A colonoscopia é um exame realizado em homens e mulheres que possibilita ao médico observar a parte interna do intestino grosso (cólon) e do reto. Trata-se de um exame confiável e eficiente para a detecção precoce do câncer colorretal, que ocupa a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil.

Para entender mais sobre o assunto, o Portal AssisCity conversou com Camila Andrade, médica ginecologista de Assis que explicou sobre a colonoscopia e sua importância principalmente para as mulheres.

Camila começa explicando que a colonoscopia permite diagnosticar várias doenças através do exame, como por exemplo os pólipos de cólon, doença inflamatória intestinal, câncer colorretal, hemorroidas, obstruções e estreitamentos no intestino e doença diverticular.

Reprodução/Arquivo Pessoal - Camila Andrade é médica ginecologista em Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Camila Andrade é médica ginecologista em Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Para as mulheres, a ginecologista conta que a indicação médica para realização do exame varia segundo alguns fatores. "Para as mulheres, a colonoscopia é recomendada com base em diferentes fatores, como a história familiar da paciente, bem como a presença de riscos para o câncer colorretal. De modo geral, a detecção precoce desse tipo de câncer é indicada a partir dos 50 anos. Contudo, existem situações em que mulheres com riscos aumentados devem iniciar a realização do exame antes dessa idade", explica.

Camila explica que para mulheres com baixo risco de câncer colorretal nessa faixa etária, a frequência indicada para a realização do exame é a cada 10 anos, desde que o exame inicial aos 50 anos tenha dado resultado normal. "Realizar a colonoscopia é extremamente importante para a saúde das mulheres, pois ajuda na detecção e tratamento precoce de doenças, desempenhando um papel significativo na preservação da boa saúde delas", disse.

Sobre o exame, a ginecologista explica que é um procedimento rápido e tranquilo, realizado com o paciente sedado, sendo este liberado após o efeito da anestesia passar. "O exame tem uma duração aproximada de 30 minutos. A colonoscopia é um procedimento seguro e eficiente no diagnóstico precoce do câncer colorretal, podendo ser um aliado na preservação de vidas", finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!