A importância da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis para o cenário de nascimentos de prematuros
Há um mês em funcionamento a Unidade de Terapia Intensiva 'Amalia Spinardi', exclusiva para atendimento infantil, impacta no cenário atual de nascimentos de prematuros.
Assessoria de Comunicação
- 18/11/24
- 11:00
- Atualizado há 4 dias
No Brasil anualmente 340 mil bebês nascem prematuros, são aproximadamente 931 por dia. Diante deste cenário, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis, representa um dos principais avanços para a saúde de Assis e região e promove um novo patamar de atendimento a recém-nascidos prematuros, com risco de vida e crianças em condições críticas de saúde.
Nesta semana a nova Unidade completou seu primeiro mês de funcionamento e já tem contribuído com o atendimento especializado infantil, sendo uma opção de tratamento local, evitando uma complexa e arriscada possível transferência de pacientes para outras cidades, distantes a 100 km ou mais, assim como o deslocamento dos seus familiares no acompanhamento do cuidado.
A UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis está localizada anexa à Maternidade e foi possível principalmente por meio do suporte financeiro da investidora social, cujo nome foi dado a Unidade, Amalia Spinardi, que primou desde o início para que toda a estrutura, equipamentos e equipes fossem os melhores e mais adequados.
Entre a entrega do prédio e o início do funcionamento um longo caminho foi percorrido, considerando o cuidado e a responsabilidade da Instituição para oferecer a população um serviço completo e que refletisse os principais pilares da Santa Casa de Assis: acolhimento digno, eficaz e humanizado a todo cidadão.
Hoje a UTI conta com equipamentos de ponta: berços aquecidos, incubadoras, camas automáticas. A estrutura predial também é moderna e completa, com espaços que acolhem não só o pequeno paciente, mas a família, com espaço para descanso, sala de coleta e amamentação. Já a equipe multiprofissional é especializada e durante todo este ano realizou diversos treinamentos, em grandes hospitais, com reconhecimento pelas melhores e mais modernas práticas relacionadas ao atendimento infantil, nas capitais do Paraná e de São Paulo.
Atendimento: A UTI Neontal e Pediátrica da Santa Casa de Assis atende a pacientes particulares e de convênios privados. A UTI conta com leitos para neonatologia, leitos pediátricos, banco de leite, sala de conforto, Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional); enfermarias, apartamentos, unidades de apoio e centro obstétrico.
Como o Ministério da Saúde não credencia ao SUS serviços novos, tão logo a unidade tenha a série histórica exigida, a Santa Casa de Assis deverá entrar com o pedido de credenciamento, um processo burocrático e demorado, mas que a Instituição espera conseguir.
Parceiros: A construção da Unidade foi realizada a muitas mãos. Inicialmente com a doação do projeto pela assisense Kátia de Rezende Barbosa, em seguida com a doação da americana Daniela Behring, Nore Cap. Intermediação e Serviços Imobiliários, da Soenvil, empresa de engenharia civil por meio de sua proprietária Maria Cléo de Oliveira, Benco Industria e Comércio de Estampa e também dos senhores Joaquim Bernardes da Silva e Jeronymo Pio, até o pleno apoio da querida Amalia Spinardi.