Buscar no site

Encontro do Dia Mundial da Saúde promove reflexões sobre o direito à saúde e seu impacto na vida dos cidadãos

Promovido pela gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, evento tem grande impacto nas discussões voltadas ao melhor acolhimento aos cidadãos da região

Assessoria de Comunicação

  • 11/04/24
  • 14:00
  • Atualizado há 2 semanas

Na terça-feira, 9 de abril, o Anfiteatro Antonio Merisse, na Unesp de Assis, foi palco do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde, um evento de grande relevância que reuniu diversas instituições.

O Encontro é uma iniciativa da gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, por meio do Ambulatório Médico de Especialidades - AME Assis e que nesta edição teve como parcerias as instituições: Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - Civap, Conselho Municipal de Saúde, Hospital Regional de Assis, Departamento Regional de Saúde/ DRS-IX Marília, Universidade Paulista - Unip/Assis, Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA e Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Assis.

Com o tema "Minha saúde, meu direito", profissionais e autoridades promoveram discussões cruciais sobre o acesso a um atendimento de qualidade e ações impactantes na sociedade, que levam a este objetivo. Antes do início, uma convidada muito especial se apresentou: a escritora e poetisa Fellina realizou uma intervenção artística e compartilhou ideais e sua história de luta para a construção de uma coletividade mais igualitária.

Divulgação - Evento reuniu grande público - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis
Evento reuniu grande público - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis

Após a apresentação, representantes de todas as entidades parceiras compuseram a mesa oficial de autoridades. Em sua fala de abertura, o provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé, ressaltou a importância de um debate próspero para elencar as principais necessidades da população, divulgar os direitos dos cidadãos e compartilhar histórias e momentos inspiradores, que ressaltam a necessidade e eficiência do Sistema Único de Saúde - SUS.

"Como Provedor da Santa Casa de Assis posso afirmar que enfrentamos diversos desafios diariamente para garantir o direito e acesso à saúde de qualidade a toda parcela da população. Este evento é de suma importância para compartilharmos ideias, desafios e encontrarmos os problemas e avançarmos nas melhorias de uma maneira geral, sempre com o objetivo de um acolhimento digno e eficaz a todos", disse Dr. Thomé.

Divulgação - Encontro do Dia Mundial da Saúde promove reflexões sobre o direito à saúde e seu impacto na vida dos cidadãos - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis
Encontro do Dia Mundial da Saúde promove reflexões sobre o direito à saúde e seu impacto na vida dos cidadãos - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis

Palestrantes

O 7º Encontro em lembrança ao Dia Mundial da Saúde contou com um grande público, formado especialmente por profissionais e estudantes ligados à área. Todos acompanharam atentos às explanações dos membros da mesa temática reconhecidos pela experiência e compromisso na luta para a garantia de direitos e do melhor acolhimento aos usuários SUS.

Gisele Gutierres, Diretora Técnica de Saúde - GVE XIII ASSIS, fez a mediação entre os componentes da mesa e a condução do evento, que inicialmente contou com os comentários do Dr. Sérgio Campanharo, Promotor de Justiça, apresentando abordagens legais e éticas fundamentais para garantir o bem-estar dos munícipes, além da sua visão para tornar o acesso aos tratamentos e exames mais justo para toda a parcela da comunidade.

Divulgação - Palestrantes compartilharam suas experiências na luta para a garantia de direitos e do melhor acolhimento aos usuários SUS - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis
Palestrantes compartilharam suas experiências na luta para a garantia de direitos e do melhor acolhimento aos usuários SUS - Foto: Assessoria/Santa Casa de Assis

Logo após, Magali Belotti, Articuladora da Atenção Básica DRS IX Marília discutiu sobre os trabalhos voltados às políticas públicas e garantias de direito à saúde. Por fim, Cátia Auxiliadora Ribeiro, Agente de Saúde desde 1999, realizou uma apresentação recheada de histórias emocionantes e trouxe valiosos conhecimentos sobre o papel fundamental dos profissionais da atenção básica no relacionamento com a população, especialmente àquela inserida em uma condição de vulnerabilidade social.

Após as explanações, o público compartilhou perguntas e ideias, enriquecendo ainda mais o debate. Para encerrar a noite memorável, uma das atividades de destaque foi a exibição do vídeo 'Ouvir com Amor', produzido pelo AME Assis, que destacou experiências exitosas da sua Ouvidoria.

O 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde foi um marco importante na reflexão e diálogo entre as instituições, permitindo uma socialização de ideias de diferentes setores da sociedade em prol de um bem comum: o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.

Receba nossas notícias em primeira mão!