Buscar no site

Empresário constrói praça pública em parceria com a Prefeitura de Assis com investimento de R$1 milhão

Praça ficará ao lado da rotatória da Avenida Sebastião Mendes de Brito

Prefeitura PMA

  • 06/05/24
  • 10:00
  • Atualizado há 1 semana

Obras, com um investimento de cerca de 1 milhão de reais, começarão na próxima semana e têm previsão de conclusão para setembro, quando será entregue à população.

Em parceria com a Prefeitura de Assis, o empresário Luis Roberto Demarco construirá uma praça pública no Jardim Europa. A praça levará o nome do pai do empresário, Prof. João de Almeida, um dos fundadores da Unesp na cidade.

O prefeito José Fernandes destaca a grandeza desse presente para a população, ressaltando que a família do empresário Luis Roberto Demarco tem uma história de serviços prestados ao município. Seu pai, um grande baluarte, professor e um dos fundadores da Unesp de Assis em 1961, foi vice-diretor, diretor e professor catedrático, vindo a falecer há 5 anos.

Divulgação - Praça ficará localizada ao lado da rotatória da Avenida Sebastião Mendes de Brito - Foto: Divulgação
Praça ficará localizada ao lado da rotatória da Avenida Sebastião Mendes de Brito - Foto: Divulgação

"Demarco, um grande empresário atualmente em São Paulo e também fundador de uma fundação, está nos presenteando com essa praça maravilhosa, projetada com arquitetura de primeiro mundo. O projeto já foi analisado pela Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços, sob a supervisão do nosso secretário Fábio Nossack, e aprovado pela Câmara Municipal. Ele assumirá todas as despesas da construção da praça, enquanto a prefeitura fornecerá os maquinários necessários para preparar o terreno", explicou o prefeito.

O empresário Luis Roberto Demarco expressou sua gratidão ao prefeito José Fernandes, responsável por encaminhar o projeto à câmara, onde foi prontamente aprovado. "Eu tinha a ideia de construir a praça, mas não sabia como realizar os processos, então o prefeito entrou em contato e firmamos essa parceria. Vamos investir cerca de R$ 1 milhão na construção da praça. Já contratamos o arquiteto William Haddad, que também é assisense, e que concluiu todos os projetos executivos para o início das obras, previsto para a próxima semana. Nossa expectativa é entregar o espaço à população em 4 de setembro, data que marca o aniversário do meu pai, que tanto amou esta cidade," explicou.

Divulgação - Empresário e Prefeitura fecharam parceria na quinta-feira - Foto: Divulgação
Empresário e Prefeitura fecharam parceria na quinta-feira - Foto: Divulgação

O empresário detalha que a praça será erguida ao lado da rotatória da Avenida Sebastião Mendes de Brito, ocupando uma área de 5,6 mil metros quadrados. A proposta é criar um espaço arborizado, aproveitando as árvores já existentes no local. Além disso, o projeto contempla áreas para piquenique, ginástica, pista de caminhada e um espaço dedicado ao xadrez humano, em homenagem à paixão de seu pai pelo jogo. A praça também terá um palco para shows artísticos, mas o grande diferencial será algo inédito na região. Inspirada em uma fonte existente na cidade de Celebration, próxima à Disney nos Estados Unidos, a praça contará com uma fonte interativa de águas, iluminada com um diâmetro de 16 metros. Essa fonte será um convite tanto para atividades diurnas quanto noturnas, permitindo que as famílias assisenses desfrutem do espaço, inclusive se banhando nela.

"A praça levará o nome do meu pai, 'Praça Prof. João de Almeida', como uma homenagem pelos anos dedicados a Assis, especialmente na área da educação. Meu pai foi professor e um dos fundadores da Unesp Campus de Assis em 1961. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de vice-diretor, diretor e professor catedrático. Além disso, ele é autor do livro 'Inquietações de Assis', que retrata histórias marcantes de nossa cidade. Assim como meu pai, sempre tive um profundo amor por Assis, onde vivi até os meus 16 anos e ainda mantenho muitas raízes. Essa é a minha maneira de retribuir um pouco do que recebemos desta cidade tão especial," Finaliza.

O prefeito José Fernandes reforça que, após a entrega da praça aos assisenses, o empresário continuará responsável pelas despesas de manutenção, enquanto o município assumirá os custos da água e da iluminação.

Receba nossas notícias em primeira mão!