Novos diáconos são ordenados nesta sexta-feira, 26, em Maracaí
A ordenação será dos seminaristas Anderson Santana Cunha e Thiago Antônio de Souza
Será realizada nesta sexta-feira, 26, a Ordenação Diaconal dos seminaristas Anderson Santana Cunha e Thiago Antônio de Souza, na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Maracaí.
Anderson é nascido em Nantes, onde sua família ainda reside. Ele afirma que começou a participar dos encontros vocacionais promovidos pelo Seminário de Assis, o que o fez refletir sobre sua vocação.
"Logo após a primeira comunhão tornei-me coroinha e com minha família participava das missas semanalmente. Nos encontros vocacionais fala-se da vocação sacerdotal, mas fala também da vocação de um pai de família, da vocação de um leigo engajado na comunidade eclesial. Foi com os encontros e com a participação na Igreja que cada vez mais crescia em mim o desejo de ser padre. Com 16 anos eu dei um passo muito importante e ingressei no Seminário Diocesano São José, em Assis. Lá conclui meus estudos de Ensino Médio. Depois de passar dois anos no seminário, fiz o vestibular para o curso de Filosofia na Faculdade João Paulo II, em Marília. Fui aprovado e em 2008 mudei-me para Marília, quando passei a residir no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, dando continuidade ao processo de formação presbiteral da Diocese de Assis", explica.
"Após os três anos da faculdade de Filosofia, em 2010, iniciei os estudos de Teologia. Foram quatro anos de formação teológica, que conclui no ano passado. A vida no seminário é marcada não só pelos estudos, mas também pela vida comunitária, pelo esporte, pelos momentos de oração, pelo acompanhamento psicológico, e especialmente pela missa diária", salienta.
Anderson escolheu Maracaí por ser um ponto comum entre ele e o seminarista Thiago. Dom Argemiro aceitou a proposta e a ordenação será concretizada. Sobre sua nova função, Anderson acredita que é uma missão importante na Igreja.
"Os diáconos possuem uma missão muito importante na Igreja. A eles é confiada a missão de servir. O diácono pode assistir casamento, batizar, pregar a Palavra, abençoar, acima de tudo o diácono é chamado a imitar Nosso Senhor Jesus que veio não para ser servido, mas para servir. É uma bela missão! Não se trata de um estágio intermediário antes de ser ordenado padre, é um dom, é um ministério, é um chamado. Aquele que não for um bom diácono não será um bom padre. O seminário existe pra isso: para fazer discernimento, para fazer uma escolha, e antes de fazer uma grande escolha eu preciso pensar bem. Ser padre é uma opção radical. É uma escolha feita por toda a vida!", explica.
O futuro diácono deixa um convite para aqueles que quiserem seguir na vida religiosa.
"Convido os jovens que gostariam de refletir sobre sua vocação que procurasse nosso seminário, participasse de um encontro vocacional, tenho certeza que será um momento especial de amadurecimento. Peço a todos que rezem por mim para que eu viva com amor e fidelidade a missão que Nosso Senhor me confia. Que Deus abençoe a todos!", conclui.
O seminarista Thiago Antônio de Souza foi procurado pela equipe de reportagem do AssisCity, mas não quis conceder entrevista.
A cerimônia será a partir das 19h30 e toda a comunidade está convidada para a ordenação. O endereço é Rua Coronel Azarias Ribeiro, no Centro de Maracaí.